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O Banco Central informou que o nome social já pode ser utilizado para entrar em contato com o “Fale Conosco” do órgão e acessar serviços como pedidos de informação e registro de reclamações contra bancos ou outros regulados pela autarquia.
Segundo o BC, a opção já está disponível desde o dia 23 de janeiro, mas há exigência de que o nome social esteja previamente cadastrado na base de dados da Receita Federal, com a qual o órgão tem convênio. No Registrato, sistema do BC em que o cidadão pode consultar suas informações financeiras, o uso do nome social já ocorre desde outubro de 2022.
Segundo o BC, com a medida, as informações emitidas pelo BC com características de documento oficial, como os relatórios do Registrato, terão em destaque o nome social do usuário, mas acompanhado de seu nome civil.
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“A utilização do nome social nesses sistemas é uma forma de respeito às pessoas que optaram por adotar o nome que melhor as representa. É um exercício de cidadania e de respeito à diversidade”, afirma o chefe de subunidade no Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central (Deati), João Paulo Borges, em nota divulgada pelo BC.
Borges explica que, quando o cidadão inserir ou informar seu CPF nos canais de comunicação do BC, vai ser cruzado com as informações da Receita e o atendente será avisado sobre o nome social, se for o caso. Se o atendimento for pela internet, o nome social vai aparecer na tela.
Chefe da Divisão de Atendimento ao Cidadão do BC, Glauce Nonato Pires afirma que o canal de atendimento telefônico da autarquia já está adaptado. “O atendente poderá perguntar ao cidadão se ele prefere ser tratado pelo nome social ou pelo nome civil”, diz.
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As demandas que chegarem ao BC pela plataforma Fala.BR, da Controladoria Geral da União (CGU), contudo, não poderão ser encaminhadas com o nome social, já que esse ambiente não conta com a opção de incluir o nome social no cadastro.
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