Reajuste das contas de luz deverá ser menor este ano

Isso porque houve diminuição na CCC, subsídio pago pelos consumidores para garantir a geração de energia no Norte. Queda será de até 2pp

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O reajuste nas tarifas de energia elétrica deverá ser até 2 pontos percentuais menor este ano, por conta da diminuição do subsídio pago pelos consumidores de todo o País para garantir a geração de energia na Região Norte.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o valor fixado para a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) este ano ficou em R$ 2,87 bilhões, o que representa 36,6% a menos do que os R$ 4,52 bilhões de 2005.

Redução pode variar

Segundo a assessoria de imprensa da entidade, a redução no índice de reajuste pode variar de uma distribuidora para outra, sendo que ela poderá não chegar a alguns consumidores finais.

Continua depois da publicidade

A CCC, em vigor desde 1993, arrecada recursos para financiar o óleo diesel da geração termelétrica das áreas isoladas (concentradas na Região Norte), não atendidas pelo serviço de eletrificação.

Como os recursos são administrados pela Eletrobrás, o papel da Aneel no processo é fixar os valores das cotas anuais da CCC, recolhidas mensalmente nas contas de luz.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.