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SÃO PAULO – Pioneiro na preocupação com o meio-ambiente e com o combate à poluição, o Japão será o primeiro país do mundo a ter um trem híbrido, ou seja, que combina um motor movido a combustível comum, e outro a eletricidade.
A bateria fica na parte superior do veículo, da companhia ferroviária East Japan Railway, e o tanque de combustível, na inferior. A matéria prima para a produção de eletricidade é o hidrogênio, e o único resíduo produzido é a água.
Armazenamento de energia
O trem pode rodar de 50 km a 100 km sem precisar reabastecer o gás e não têm a necessidade ser constantemente alimentado pelos fios elétricos que ficam acima dele nos trilhos, como os convencionais, já que tem a capacidade de armazenar energia durante suas paradas.
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A JR East, como é conhecida, deu início aos testes com o veículo na quinta-feira. Foram três viagens em um circuito de 300 metros, a 50 km/h, metade da sua velocidade máxima (100 km/h).
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