Primeiro trem híbrido do mundo, que não produz poluição, é testado no Japão

Único resíduo produzido pelo veículo, que pode rodar de 50 km a 100 km sem precisar reabastecer, é a água

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Pioneiro na preocupação com o meio-ambiente e com o combate à poluição, o Japão será o primeiro país do mundo a ter um trem híbrido, ou seja, que combina um motor movido a combustível comum, e outro a eletricidade.

A bateria fica na parte superior do veículo, da companhia ferroviária East Japan Railway, e o tanque de combustível, na inferior. A matéria prima para a produção de eletricidade é o hidrogênio, e o único resíduo produzido é a água.

Armazenamento de energia

O trem pode rodar de 50 km a 100 km sem precisar reabastecer o gás e não têm a necessidade ser constantemente alimentado pelos fios elétricos que ficam acima dele nos trilhos, como os convencionais, já que tem a capacidade de armazenar energia durante suas paradas.

Continua depois da publicidade

A JR East, como é conhecida, deu início aos testes com o veículo na quinta-feira. Foram três viagens em um circuito de 300 metros, a 50 km/h, metade da sua velocidade máxima (100 km/h).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.