Presidente assina decreto que define modelo de TV Digital japonês

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula estabeleceu modelo de sistema digital que prevê quatro canais públicos

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (29), o decreto que estabelece a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTD-T), baseado na tecnologia japonesa.

O decreto foi assinado em cerimônia no Palácio do Planalto e prevê a transição do sistema analógico para o digital, além da criação de quatro canais digitais públicos, um do Poder Executivo, um da área educacional, um de cidadania e outro de cultura.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que “este é um projeto destinado a todos os brasileiros”.

Continua depois da publicidade

Transmissões

O consumidor não precisará comprar uma televisão nova para receber os sinais de transmissão da TV Digital, basta que instale um adaptador ou caixa de conversão. O sinal analógico será transmitido pelos próximos 10 anos.

As emissoras de televisão receberão automaticamente um canal digital e terão 18 meses para iniciar a transmissão. Também será concedido às emissoras um prazo de sete anos para converter todo o serviço que prestam no território brasileiro para o sinal digital.

Microeletrônica

Com a definição do padrão de TV digital adotado, o Brasil poderá ter uma fábrica de semicondutores (chips para instalação de eletroeletrônicos), conforme havia declarado o preidente Lula na última quarta-feira (28). “Vamos assinar o protocolo da TV digital, com a possibilidade de termos no Brasil uma fábrica de semicondutores, fazendo o Brasil entrar na revolução da microeletrônica”, afirmou o presidente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.