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SÃO PAULO – Depois de um mês afastado do pódio, o Onix retoma a liderança como carro mais vendido do país no mês de outubro.
Segundo o mais recente ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da Chevrolet emplacou 12.203 unidades no mês passado. Depois de ser o modelo mais vendido de setembro, o Fiat Strada ficou com o segundo lugar do pódio geral, com 10.068 unidades comercializadas.
Em vendas gerais, outubro registrou alta de 3,3% sobre setembro no segmento de veículos leves, que considera tanto carros de passeio quanto comerciais. De acordo com os números da Fenabrave, 205.244 veículos foram vendidos no mês passado. Foi o melhor mês do ano em vendas.
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Apesar dos bons números, o acumulado do ano até agora mostrou queda. Entre janeiro e outubro de 2020, as vendas foram 30,9% menores quando olhamos para o mesmo período de 2019. Enquanto foram vendidas 2.176.032 unidades até o décimo mês do último ano, este ano totalizou 1.503.845 emplacamentos no mesmo período.
Com relação a outubro do ano passado, os resultados do mês em 2020 também registrou queda. A Fenabrave apontou retração de 14,9% em comercialização de automóveis de passeio e comerciais leves. Em números, foram 241.142 unidades vendidas no mês em 2019, contra os 205.244 veículos em outubro de 2020.
Os carros mais vendidos em outubro
Com o Onix em primeiro lugar e o Fiat Strada na vice-liderança, o terceiro posto ficou com o Hyundai HB20, que também sempre figura entre as primeiras colocações. O hatch da sul-coreana Hyundai vendeu 8.903 unidades em outubro.
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Confira abaixo os carros mais vendidos do mês de outubro.
Marca/Modelo | Unidades emplacadas |
Chevrolet Onix | 12.203 |
Fiat Strada | 10.068 |
Hyundai HB20 | 8.903 |
Chevrolet Onix Plus | 8.619 |
Volkswagen Gol | 8.473 |
Fiat Argo | 7.566 |
Ford Ka | 7.492 |
Chevrolet Tracker | 6.595 |
Jeep Compass | 6.161 |
Jeep Renegade | 6.042 |
Setor em rota de reaquecimento
Ao comparar os números do começo do ano com os de outubro, é possível perceber uma lenta melhora do setor automobilístico.
Em janeiro e fevereiro, quando a pandemia ainda não havia chegado ao Brasil, foram registrados 184.117 e 192.639 emplacamentos de veículos leves. Após uma queda abrupta em abril, que registrou apenas 51.362 novos emplacamentos, o setor começou a recuperar tração.
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Em maio, já foram 56.635 unidades. Em junho, vimos um salto de 116%, com 122.772 veículos novos vendidos. Em julho, o setor teve 163.075 modelos emplacados. Já em agosto, foram vendidos 173.544 novos veículos no país. O mercado automobilístico brasileiro estava apenas 10% atrás do mês auge de vendas do setor no pré-pandemia, que foi fevereiro. Em setembro, 198.792 unidades foram emplacadas – o que representa um aumento de 14,55% ante agosto, mas uma queda de 11% em relação ao mesmo mês de 2019.
Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da Jato Dynamics no Brasil, acredita que os resultados do mês de outubro demonstram que o setor já caminha para um cenário de melhora. Mas lembra que, tradicionalmente, as vendas do segundo semestre sempre são maiores em comparação ao primeiro semestre.
Para o especialista, o bom resultado de vendas de outubro representam um ótimo termômetro para o final do ano e para 2021. Mas Kalume Neto destaca um medo que assombra o mercado automobilístico e muitos outros mercados: uma possível segunda onda da pandemia. “Se isso acontecer, todas as previsões otimistas irão por água abaixo”, argumenta.
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