Publicidade
Praticada no Brasil desde 2010, a Black Friday como conhecemos, que leva milhares de pessoas às compras com grandes descontos em lojas e sites, é uma tradição norte-americana.
Comemorada na sexta-feira após o Dia de Ações de Graças — este sempre na última quinta-feira do mês de novembro —, é considerada o primeiro dia oficial de compras para o Natal.
Muitos são os mitos e as histórias a respeito de seu significado original. Uma delas é de que o termo surgiu com a tradição de fazendeiros americanos que usavam esse dia como uma oportunidade para vender e comprar escravos.
Continua depois da publicidade
O termo “Black Friday”, porém, não está relacionado à venda de escravos e só surgiu praticamente um século depois, quando a escravidão já estava abolida nos Estados Unidos.
A primeira vez que o termo foi utilizado foi em 1951, quando os funcionários falavam que estavam doentes no dia após a Ação de Graças, para garantir quatro dias seguidos de folga, uma vez que naquela época, esses dias não eram reembolsados.
Na década de 1960, o termo “Black Friday” foi muito usado pelo Departamento de Polícia da Filadélfia, que tinha que lidar com o caos causado pelo excesso de pedestres e veículos, já que milhares de consumidores se dirigiam ao centro da cidade para fazer compras nos dois dias após o Dia de Ação de Graças.
Continua depois da publicidade
Era na sexta-feira que as pessoas faziam suas primeiras compras para o Natal, e que o Papai Noel passava a ocupar sua famosa cadeira nas lojas de departamento, fazendo com que todas as crianças da cidade quisessem vê-lo.
Além disso, justamente por ser considerado o período de pior trânsito na cidade, nenhum policial podia tirar o dia de folga, sendo obrigados a fazer um turno de mais de 12 horas.
“Black Friday” passou então, a ser usado pelos policiais para designar esse dia caótico, e depois de sair nas manchetes dos jornais e nos noticiários da cidade, se espalhou pelo país.
Continua depois da publicidade
É na época de 1981, porém, que o termo passou a ser utilizado como usamos hoje, em que milhares de lojas abrem suas portas com grandes descontos para incentivar o consumo.
Era o dia mais esperado do ano, pois era quando os varejistas finalmente mostravam o lucro dos semestres, saindo “do vermelho” e indo para “o preto”, ou seja, atravessado um período de baixas vendas que começava em janeiro e permanecia até o meio de novembro.
Cifras bilionárias
Hoje, a Black Friday é o maior evento de consumo do planeta. A edição deste ano terá um novo ingrediente: a Copa do Mundo de Futebol do Catar, que deverá impulsionar as vendas em diferentes segmentos de produtos.
Continua depois da publicidade
Embora a união de eventos seja animadora, a intenção de compras entre os consumidores nesta Black Friday encontra-se dividida: 50,1% dos brasileiros pretendem gastar, enquanto 49,9% não planejam fazer compras durante a data, segundo pesquisa recente do ReclameAqui com 15 mil pessoas.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.