Número de assinantes de TV paga cresce 19% até agosto, aponta Anatel

No oitavo mês do ano, houve a adesão de 334,6 mil assinantes; assim, País chega a 11,6 milhões de domicílios com TV paga

Viviam Klanfer Nunes

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SÃO PAULO – A TV por assinatura no Brasil cresceu 19% nos oito primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta segunda-feira (26).

Somente em agosto, houve a adesão de 334,6 mil assinantes. Desta forma, o País chegou a 11,6 milhões de domicílios com TV paga. Na comparação com o mês anterior, houve uma evolução de 2,96% na base de assinantes. Este foi o maior crescimento para um mês de agosto dos últimos 5 anos.

Considerando a média de pessoas por domicílio calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 3,3 brasileiros, a agência afirma que a TV paga já é vista por mais de 38,3 milhões de pessoas.

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O aumento do número de assinantes tem se acentuado nos últimos anos. Em 2007, houve um crescimento de 16,7%. No ano seguinte, a alta foi de 18,18%; em 2009, de 18,24%; e 2010 apresentou crescimento de 30,72%.

Regiões
Seguindo a tendência observada ao longo de 2010, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. A região Nordeste apresentou o maior crescimento no número de assinantes no período, de 55,2%. A região Norte vem em segundo lugar, com aumento de 45,2% nos últimos 12 meses.

A região Centro-Oeste registrou acréscimo de 33,5%, ao passo que a região Sudeste apresentou aumento de 29,1%. Na região Sul, por sua vez, foi verificado o menor incremento nos últimos 12 meses, de 23,3%.

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Na análise por estado, é possível verificar que o Piauí e a Bahia se destacaram, ao apresentar crescimentos de 75,77% e 73,56%, respectivamente.

Pará ficou em terceiro lugar, com aumento de 59,33%, seguido por Ceará (53,70%), Tocantins (63,65%) Mato Grosso (57,47%), Rondônia (57,45%), Pernambuco (57,40%), Acre (55,14%) e Maranhão (50,13%).

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