Mesmo com queda da demanda do iPad, lucro da Apple avança 12% no 3º trimestre fiscal

A alta expressiva das vendas do iPhone e dos Macs determinou o crescimento dos ganhos da gigante de tecnologia.

Bloomberg

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São Paulo – A Apple anunciou há pouco que o lucro aumentou 12% no terceiro trimestre fiscal deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, para US$ 7,75 bilhões. O aumento expressivo das vendas do iPhone e dos Macs ajudaram a compensar a queda da demanda pelo iPad. 

No terceiro trimestre fiscal encerrado em 28 de junho, a Apple vendeu 35,2 milhões de iPhones e 4,4 milhões de Macs, o que corresponde a uma alta de 13% e de 18% frente ao ano anterior, respectivamente. No mesmo sentido, a receita da gigante de tecnologia subiu 6%, para US$ 37,4 bilhões. 

Por outro lado, as vendas do iPad caíram pelo segundo trimestre consecutivo, para 13,3 milhões, segundo informou a Apple. 

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O resultado superou as expectativas dos analistas do mercado, que previam lucro líquido de US$ 7,5 bilhões. A receita veio ligeiramente abaixo das estimativas, que eram de US$ 37,9 bilhões. 

Os números mostram que a Apple está conseguindo superar a concorrência de fabricantes de smartphones, principalmente a Samsung Electronics, em meio à crescente expectativa por novos aparelhos da companhia que tem Tim Cook como CEO. 

A Apple está se aproximando de um de seus lançamentos de produtos mais esperados e críticos. Depois de enfrentar questões sobre sua capacidade de lançar produtos inovadores sem o cofundador Steve Jobs, a Apple está preparando novos iPhones de tela maior, um gadget wearable e uma atualização para a Apple TV, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

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Projeções positivas

Para o quarto trimestre fiscal, a Apple espera que as vendas somem entre US$ 37 bilhões e US$ 40 bilhões, ante projeção de US$ 40,6 bilhões dos analistas.

A previsão de lançamento de novos iPhones e outros produtos está pressionando os resultados da Apple no curto prazo. “Os clientes estão adiando suas compras até que os novos modelos chegaram ao mercado”, explicou o diretor financeiro da companhia, Luca Maestri.

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China no radar

China continua a ser um foco importante para a Apple. Além dos ganhos expressivos com as vendas de iPads no país, as vendas de iPhones subiram 48% no país mais populoso do mundo no terceiro trimestre fiscal, após a companhia ter fechado uma parceria para que o aparelho fosse vendido pela operadora China Mobile. Além disso, as vendas do Mac também aumentaram 39% no gigante asiático.

“A China, honestamente, foi surpreendente para nós”, disse Cook, durante conferência de apresentação dos resultados. “Nós pensamos que seria forte, mas foi bem acima das expectativas”, acrescentou.

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