Junho será o mês da Manutenção Preventiva de Automóveis em SP

Campanha visa a diminuir número de carros diariamente quebrados, que engarrafam o trânsito, e poluição

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Depois da criação do Programa de Inspeção Veicular, pela Prefeitura de São Paulo, a Câmara deve instituir, em junho, o mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis, para estimular motoristas a conservar em bom estado os 5,5 milhões de veículos que circulam na capital paulista.

A campanha quer acabar com o elevado número de carros diariamente quebrados que engarrafam o trânsito de São Paulo e o aumento contínuo da poluição atmosférica e seus efeitos prejudiciais à saúde. Com a iniciativa, a Câmara pretende mostrar para o maior número de motoristas as vantagens de praticar a Manutenção preventiva, em termos de segurança, fluidez e diminuição de poluição.

Falta de manutenção

A falta de manutenção preventiva da frota brasileira é uma das causas do alto número de quebras de carros. As conseqüências são dramáticas: um caminhão quebrado que bloqueie uma faixa da marginal, por apenas quinze minutos, deixa atrás dele um congestionamento de 3 quilômetros de extensão.

Continua depois da publicidade

Levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) indica que 73% da frota nacional tem mais de dez ano de idade. São Paulo concentra 20% da frota brasileira e a proporção de carros velhos se repete na cidade.

Acidentes por falhas mecênicas

Pesquisa nacional indica que 48% dos acidentes ocorridos em áreas urbanas são provocadas por falhas mecânicas, praticamente a metade dos provocados por outras razões, como imprudência e ingestão de bebidas alcoólicas. Pode-se dizer que, em 2006, foram pagas em São Paulo R$ 112,4 milhões em indenizações, e quase 4 mil mortes ocorreram na cidade por esse motivo.

A Federação Nacional de Empresas de Seguro Privado e de Capitalização (Fenaseg) registra que o seguro obrigatório indenizou 193 mil brasileiros em 2006, por acidentes de trânsito.

Continua depois da publicidade

Poluição

Segundo dados divulgados pela prefeitura de São Paulo, automóveis e operações de transporte são os maiores responsáveis pela poluição ambiental nas grandes cidades.

De acordo com o levantamento, em São Paulo, 20% dos veículos em circulação emitem resíduos acima dos padrões ambientais e poluem pelo menos dez vezes mais do que o padrão aceitável. Se corrigido o problema, haveria um benefício de 30% a 40% para a cidade, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, respiratórias e de câncer no pulmão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.