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(Bloomberg) — A fabricante de Jack Daniel’s talvez precise tomar uma dose.
A Brown-Forman terá que aumentar os preços do uísque americano vendido na União Europeia após a implementação de uma tarifa de 25 por cento, segundo o porta-voz Phil Lynch. Os preços mais altos, que, segundo ele, afetarão principalmente o Jack Daniel’s, se traduzirão em um aumento de cerca de 10 por cento para o consumidor final.
“Uma tarifa de 25 por cento não significa um aumento de 25 por cento no preço de uma garrafa de Jack Daniel’s”, disse Lynch, em entrevista por telefone. Devido às remessas antecipadas na Europa, os aumentos de preço serão implementados nos próximos meses e mercado a mercado, disse ele.
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A Brown-Forman, que também produz bourbons como Woodford Reserve, caiu para o nível mais baixo em quase sete meses na segunda-feira.
“Acreditamos que estamos razoavelmente bem posicionados para suportar as tarifas, mas só o tempo dirá como os consumidores reagirão na UE”, disse Lynch, por e-mail. Embora a Europa seja um grande mercado para a empresa, Lynch observou que o Jack Daniel’s é vendido em mais de 170 países do mundo e que o maior mercado são os EUA.
“É claro que seria muito melhor para todas as empresas de uísque americanas se essa briga comercial entre os EUA e a UE terminasse antes que os aumentos de preço no Jack Daniel’s entrem em vigor nos próximos meses”, acrescentou.
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Projeção do Goldman
Judy Hong, analista do Goldman Sachs Group, reduziu em 4 por cento suas projeções de resultados por ação da empresa para 5 por cento tanto para o ano fiscal atual quanto para o próximo por causa das tarifas. As novas estimativas levam em conta as taxas impostas pela UE e pelo México, disse ela na segunda-feira, em uma nota aos clientes. Hong disse que a empresa provavelmente reduzirá sua própria orientação sobre lucro e crescimento de vendas quando se pronunciar em agosto.
A UE desencadeou na semana passada a primeira fase de retaliação contra os EUA por causa de suas tarifas à importação de metais, cumprindo ameaças feitas durante mais de três meses de estabelecer impostos equivalentes a produtos americanos emblemáticos. A Comissão Europeia em Bruxelas deu a aprovação final a um imposto de 25 por cento sobre 2,8 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) de importações da UE de uma série de produtos norte-americanos, incluindo motocicletas Harley-Davidson, jeans Levi Strauss & Co. e uísque.
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Estoque fora dos EUA
A Brown-Forman, com sede em Louisville, Kentucky, afirmou no começo do mês que ainda era cedo para prever com precisão o crescimento futuro das vendas, devido às grandes incertezas em torno das tarifas, mas disse que estava tentando aliviar o impacto acumulando estoques em mercados fora dos EUA. A Brown-Forman transferiu mais produtos para França, Espanha, Alemanha e Polônia, onde tem sua própria rede de distribuição, afirmou a companhia no início deste mês.
“Nos mercados onde não possuímos nossa própria distribuição, será o distribuidor local, para o qual vendemos nosso próprio produto, quem decidirá se deve ou não aumentar o preço do produto que comprou da Brown-Forman e, em seguida, vender para o nível de varejo “, disse Lynch segunda-feira.
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