Google deverá ultrapassar Apple no mercado de tablets este ano

Na tentativa de manter sua posição entre os consumidores, Apple lançou um tablet mais acessível

Publicidade

SÃO PAULO – O sistema operacional do Google, o Android, estará presente em mais tablets do que o iOS da Apple em 2013, se tornando uma alternativa barata em relação ao iPad.

De acordo com a empresa IDC, a participação do Google deverá passar de 46%, em 2012, para 49% em 2013. No ano passado, a Apple possuía uma fatia de 51% do mercado, sendo que este ano sua participação deverá cair para 46%.

Dispositivos introduzidos desde a estreia do iPad, em 2010, estão ganhando terreno com preços em torno de US$ 200 – menos que a metade do valor do gadget da Apple. Na tentativa de defender sua posição dominante, a empresa d o eterno Steve Jobs lançou uma versão mais acessível de tablet, o mini iPad, que custa em torno de US$ 329.

Continua depois da publicidade

Futuros concorrentes
Segundo o site Bloomberg, o Microsoft Windows 8 será usado em 7,4% dos tablets até 2017, contra 1% registrado no ano passado. Sendo que dispositivos com o sistema operacional, incluindo o Surface Tablet, terá uma pequena participação da Apple e do Google.

Os aparelhos multifuncionais irão ganhar popularidade e cada vez menos consumidores irão comprar e-readers da Amazon ou da Barnes & Noble. Após um pico de 26,4 milhões de unidades de e-readers vendidos em 2011, as aquisições caíram para 18,2 milhões no ano passado.  O IDC prevê um ”crescimento moderado” até 2014 e um declínio em 2015.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.