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Sites e links maliciosos estão usando o Voa Brasil, programa do governo federal que pretende oferecer passagens aéreas a R$ 200 para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para capturar dados pessoais e extorquir possíveis vítimas.
Pelas redes sociais, usuários têm sido convidados a acessar sites falsos para cadastro no programa, onde são solicitadas informações pessoais (como nome, CPF, e-mail, número do celular). Depois desta etapa, a vítima é encaminhada para outro site, que exige um pagamento via Pix ou cartão de crédito.
Segundo a Folha de S. Paulo, a loja oficial de aplicativos de aparelhos Android, a Google Play Store, continha aplicativos se passando pela página do “Voa Brasil”. Em resposta, o Google informou que recebeu denúncias envolvendo o programa Voa Brasil e bloqueou os aplicativos que violam as políticas da plataforma.
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“Todos os aplicativos disponíveis no Google Play estão sujeitos às políticas do programa de desenvolvedores da loja. Atuamos para não permitir que aplicativos que contenham declarações que busquem enganar nossos usuários estejam na plataforma. Qualquer pessoa pode denunciar uma violação de política e o aplicativo pode ser removido e o desenvolvedor banido da loja, se a violação for comprovada”, disse em nota a companhia.
O “Voa Brasil” teve seu lançamento adiado e está em fase de ajuste. Neste momento, o governo federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) alertam que não estão realizando cadastro e nem solicitando valores para inclusão de beneficiários no programa.
O MPor informa que “sites e redes sociais que oferecem facilidades ou se apresentam como canais para cadastro em programas sociais do Governo Federal não são fontes oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão”.
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O ministério enfatiza ainda que não entra em contato direto com o cidadão e nem utiliza intermediários para concessão de qualquer benefício mediante pagamento de valores.
“É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. para pessoas desconhecidas ou inseridas em sites de origem desconhecida”, diz, por nota, o órgão.
O que fazer?
Caso o consumidor receba ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, o Mpor pede para que a tentativa de golpe seja denunciada nos canais oficiais de atendimento ao usuário. Veja abaixo:
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- Pela internet: site do Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/)
- Pelo e-mail: enviar para o endereço – ouvidoria@mpor.gov.br
- Pelo telefone: ligar para (61) 2029-8090