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Os fãs de Taylor Swift afetados pelo adiamento do show da cantora, de sábado (18) para hoje (20), no Rio de Janeiro têm só mais 1h para realizarem o pedido de reembolso dos ingressos para a apresentação. Segundo a Ticket For Fun, organizadora da turnê da artista no Brasil, o prazo para solicitação do reembolso termina às 6h (horário de Brasília) desta segunda-feira.
A cantora norte-americana Taylor Swift adiou o show que faria no Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, por causa da “temperatura extrema” registrada na cidade. A decisão foi comunicada pela artista em sua conta no Instagram horas antes da apresentação.
A decisão da artista de adiar o show ocorreu após a morte da estudante universitária brasileira Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que começou a passar mal durante o show da cantora, na noite de sexta-feira (17), no mesmo estádio. A causa da morte ainda é desconhecida.
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Desde então, a morte de Ana Clara, que morava na cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, tem gerado comoção nas redes sociais e posicionamentos de autoridades sobre o caso que seguirá em investigação pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O InfoMoney montou um tira-dúvidas sobre quais são os direitos do consumidor em casos de adiamento de show, a partir de respostas dadas por David Douglas Guedes, assessor jurídico do Idec; Mauro Conte Filho, advogado especializado em direito do consumidor do Goulart Penteado, e da Ticket For Fun, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil. Confira:
1. O consumidor pode manter os ingressos?
Sim. Com o anúncio de adiamento, o consumidor pode optar por manter os ingressos e ir na nova data. A empresa Ticket For Fun, organizadora da turnê The Eras, de Taylor Swift, disse que todos os ingressos para a apresentação de sábado permanecerão válidos para segunda-feira (20).
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“Todos os ingressos do dia 18 continuam válidos para a apresentação do dia 20. [Quem não solicitar] o reembolso, já tem o ingresso e acesso ao evento garantido e nenhuma ação extra é necessária”, disse a Ticket For Fun, em comunicado.
2. E se eu não puder ir ao show na nova data?
No caso de a pessoa não querer ou não puder comparecer na nova data, é possível cancelar o ingresso e escolher entre duas opções: a primeira é receber o valor do ingresso em créditos para outros eventos organizados pela mesma empresa, conforme cada caso. “A devolução em forma de créditos para compra de outros ingressos só é válida se o consumidor concordar expressamente”, afirma Guedes.
A segunda, é o reembolso do valor integral, de forma imediata. A devolução dos valores deve ser feita da mesma forma que foi paga, e se tiver mais opções, o cliente pode escolher a forma que prefere.
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“A medida-padrão é o reembolso imediato por parte da organizadora, mas o consumidor pode receber os valores um pouco depois a depender dos trâmites do banco e do vencimento da fatura”, explica Conte Filho.
A empresa deve disponibilizar as formas de contato para que o consumidor decida qual opção vai querer. Pode ser na plataforma de compra, por telefone, ou e-mail.
Reembolso: como solicitar?
A Ticket For Fun disponibilizou, em seu site, um link para os fãs de Taylor Swift que optarem por reembolso do ingresso adquirido para o show adiado de sábado. Os interessados terão de preencher a solicitação até as 6h (horário de Brasília) do dia 20 para obterem o valor do ingresso adquirido.
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“Vale destacar também que esse cancelamento é irreversível e que o formulário só poderá ser preenchido uma vez, pelo titular da compra e por número de pedido. Após o preenchimento do formulário, se os dados estiverem corretos, o reembolso será realizado de acordo com o canal e meio de pagamento utilizados para a compra”, disse a empresa.
Compras efetuadas pela Internet: siga o passo a passo para reembolso
- Acesse este link e preencha o formulário para solicitação do reembolso do valor do ingresso adquirido;
Caso a compra tenha sido efetuada em cartão de crédito, após o envio do formulário preenchido corretamente, o valor pago será creditado na próxima fatura ou fatura subsequente do mesmo cartão utilizado para a aquisição do ingresso, de acordo com a data de fechamento; - Para compras efetuadas com crédito wallet, o valor estará disponível em sua carteira virtual no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do envio do formulário preenchido corretamente, para ser utilizado em eventos futuros produzidos ou coproduzidos pela T4F, até a data de 31/12/2023;
- Caso a compra do ingresso tenha sido efetuada parcialmente com crédito wallet e o saldo em cartão de crédito, o reembolso será proporcional às formas de pagamento utilizadas e seguirá o disposto nos itens anteriores, ou seja, parcialmente em crédito wallet (carteira virtual) e o saldo na próxima fatura ou fatura subsequente do mesmo cartão de crédito utilizado para a aquisição do ingresso, de acordo com a data de fechamento.
Compras realizadas em canal presencial: siga o passo a passo para reembolso
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- Acesse este link e preencha o formulário para solicitação do reembolso do valor do ingresso adquirido;
- Caso a compra do ingresso tenha sido efetuada com crédito wallet, o valor estará disponível em sua carteira virtual no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do envio do formulário preenchido corretamente, para ser utilizado na compra de ingresso para eventos futuros produzidos ou coproduzidos pela T4F, até a data de 31/12/2023;
- Caso a compra tenha sido efetuada em dinheiro/depósito bancário, cartão de débito ou cartão de crédito, o titular da compra do ingresso deverá preencher o formulário com os seus dados bancários, observado que a conta bancária obrigatoriamente deverá ser da mesma titularidade do titular da compra do ingresso. Nestes casos, o reembolso ocorrerá por meio de depósito bancário, na conta bancária a ser indicada no referido formulário, no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do envio do formulário preenchido corretamente;
- Caso a compra do ingresso tenha sido efetuada parcialmente com crédito wallet e o saldo em dinheiro/cartão de débito/cartão de crédito, o reembolso será proporcional às formas de pagamento utilizadas;
- Na eventualidade do cadastro do titular da compra estar incompleto ou incorreto, será facultado à T4F solicitar ao titular da compra o envio do ingresso original pelos Correios (ou outra modalidade de entrega), conforme orientações a serem oportunamente fornecidas pela T4F, previamente à realização do reembolso.
(Com informações da Agência Brasil)
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