Especialistas alertam: moto não deve ser convertida para tecnologia flex

Em vez de economizar na hora de abastecer, o motorista acaba tendo problemas com a durabilidade do sistema

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Como anunciou neste mês a Delphi, consumidores poderão comprar motos bicombustíveis a partir de 2009. Contudo, diante da possibilidade de economizar no abastecimento, motoristas se rendem a algumas mecânicas que prometem transformar em flex o motor da duas rodas, ou passá-lo para funcionar apenas com álcool.

Já que o derivado de cana-de-açúcar é mais barato que o de petróleo, essa seria uma ótima forma de guardar dinheiro sem esperar dois anos, certo? Errado. Pelo menos é essa a informação passada por especialistas da Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, de São Paulo.

Sem disponibilidade

“Esse tipo de modificação não está disponível no mercado e não há perspectivas sobre o assunto”, explicou Mauro Alves dos Santos, coordenador técnico do instituto. “É arriscado porque os motores não foram desenvolvidos para essa tecnologia”, adicionou.

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José Gallo Canos, instrutor da Área de Motocicleta, afirmou que esse tipo de conversão informal gera ainda mais despesas para o consumidor. “É necessário trocar muitas peças da moto para que o motor responda. Levando em consideração que cada uma custa cerca de 10% do valor da motocicleta, torna-se uma operação inviável”, contou.

Durabilidade

Segundo Gallo, em alguns locais é realizado esse tipo de “adequação” do sistema sem o conhecimento necessário sobre o assunto. E, principalmente, sem a garantia de durabilidade da modificação.

“Motores de motoclicletas suportam uma quantidade de álcool misturado à gasolina (o governo autoriza que esse total seja de 23%). Mas abastecer só com álcool corrói as peças. O sistema não funciona do jeito que foi projetado e pode sofrer danos”, conclui.

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