Emissoras do RJ recebem permissão para compra de equipamento digital

Cronograma de implantação da TV Digital, determina que o Rio de Janeiro opere comercialmente o sistema digital até julho

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Sete emissoras de televisão do Rio de Janeiro recebem, nesta terça-feira (29), permissão para comprar os equipamentos necessários para entrar no ar comercialmente em formato digital.

A permissão acontece por meio da consignação dos canais do Sistema Internacional de TV Digital, que incorpora ferramentas européias, americanas, japonesas e brasileiras, para a cidade do Rio e será assinada ainda neste dia pelo ministro da Comunicação, Hélio Costa.

As emissoras que vão receber a consignação são a TV Ômega Ltda (Rede TV), TV Globo, SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), Rede Record, TV Bandeirantes, TV Corcovado e TV Brasil (Radiobrás).

Continua depois da publicidade

Cronograma

De acordo com o cronograma de implantação da TV Digital, as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador têm até julho de 2008 para operar comercialmente o sistema digital.

Até junho de 2016, todas as emissoras terão de fazer a transmissão simultânea nos sistemas analógico e digital. Depois desse prazo, o sistema analógico será desativado.

Entenda

A transmissão da TV Digital começou no dia 2 de dezembro em São Paulo. Apesar de muito esperada e comentada, o novo sistema não trouxe muitas mudanças ao telespectador brasileiro.

Continua depois da publicidade

Isso porque, por enquanto, a tecnologia disponível no País não permite que a TV Digital brasileira funcione com a mobilidade e interatividade existentes em outros países e que realmente modificam a maneira de assistir televisão.

Por aqui, as mudanças iniciais serão voltadas à qualidade de imagem e som. O sinal digital promete definições que beiram a realidade e sons que envolvem o telespectador – já que poderão ser transmitidos em seis canais e podem ser distribuídos pelo ambiente, por meio de um home theater.

A maior qualidade de imagem acontecerá em razão da resolução, que será de 1.080 linhas, enquanto a transmissão analógica – utilizada atualmente no Brasil – tem apenas 480 linhas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.