Em um ano, todas as capitais brasileiras terão TV digital com interatividade

Embora no primeiro ano da TV digital as adesões tenham ficado abaixo das expectativas, especialistas estão otimistas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Embora neste primeiro ano de implantações da TV digital os números não sejam promissores, com adesões que ficaram abaixo das expectativas, especialistas estão otimistas para o próximo ano.

Até o dia 2 de dezembro de 2009, especialistas e autoridades prevêem que a TV digital brasileira estará implantada em todas as capitais e em cidades importantes do interior, já com recursos de interatividade disponíveis.

Vendas da TV Digital

Para se ter uma idéia de números desta tecnologia, a previsão de vendas da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos) mostra que, até o fim deste ano, devem ser comercializados de 100 mil a 120 mil conversores.

Continua depois da publicidade

Além disso, a associação espera vender 90 mil aparelhos de televisão com conversor embutido, 100 mil receptores portáveis e 180 mil receptores móveis (celulares).

O Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) calcula, por sua vez, que 645 mil telespectadores façam uso das transmissões digitais em dezembro de 2008.

Mudança cultural necessária

Enfim, para que o potencial de crescimento técnico se traduza diretamente em maior número de telespectadores, os especialistas ressalvam ser necessária uma mudança cultural que não ocorre repentinamente.

Continua depois da publicidade

“Quando houve a migração do preto e branco para o colorido, você tinha como visualizar isso. Agora, quando você diz que aumentou a definição de 420 linhas para 1.080 linhas, há uma dificuldade de saber e compreender o que é isso. Então, é preciso que a pessoa veja, note a diferença e pense que aquilo é uma coisa para ter na sua casa”, argumentou o presidente do Fórum SBTVD, Frederico Nogueira.

Nogueira ainda acrescenta que “isso é algo que, com o brasileiro gostando de tecnologia como gosta, será vencido até mais rapidamente do que em países com renda per capta mais alta que o Brasil”, de acordo com o publicado na Agência Brasil.

Números positivos

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre já possuem transmissão digital em HD e para dispositivos móveis e portáteis. Florianópolis, Salvador e Campinas terão até este mês.

Continua depois da publicidade

E o presidente do Fórum parece muito otimista: “Quando começamos, tínhamos duas novelas exibidas em alta definição e hoje temos canais de televisão inteiros feitos com programação 100% digital. Já temos uma linha completa de televisores aptos à tecnologia. É um balanço extremamente positivo e alvissareiro”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.