Em 2013, 75% das TVs deverão ter sistema para transmissão digital

No ano de 2014 a obrigação será válida para 90% dos televisores produzidos no Brasil, segundo publicado no Diário Oficial

Publicidade

SÃO PAULO – A partir de 2013, 75% dos aparelhos de televisão de tela fina produzidos no Brasil deverão ser fabricados com o Ginga, um sistema que garante a interatividade na transmissão de TV digital.

A determinação está prevista na Portaria Interministerial de número 140 publicada na edição desta sexta-feira (24) do DOU (Diário Oficial da União).

No ano de 2014, informa a portaria dos ministérios do Desenvolvimento e de Ciência e Tecnologia, a obrigação será válida para 90% dos televisores produzidos no Brasil.

Continua depois da publicidade

No que diz respeito a 2012, a portaria dispensa a presença do software até 30 de junho; a partir de 1º de julho até dia 31 de dezembro de 2012, o sistema será opcional.

Ginga
O Ginga é um software livre nacional que permite aos telespectadores consultarem informações sobre a programação, além de fazerem compras e acessarem dados bancários por meio do aparelho de TV.

Segundo publicado pela Agência Brasil em janeiro, os consumidores deverão pagar até R$ 80 a mais pelo aparelho equipado com o software, porém, na época, o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, disse que o valor poderá ser absorvido pelas empresas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.