Custos impedem maior adesão da população à TV digital

Para ministro, consumidor ainda não percebeu potencial da TV digital, preferindo trocar o computador a investir em uma TV

Publicidade

SÃO PAULO – Os custos são um dos principais motivos para que a adesão da população à TV digital no Brasil ocorra de forma lenta, segundo observação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

“Essa migração é mesmo demorada, até porque tem um custo para as pessoas, que têm que comprar um conversor ou um novo aparelho de TV. Nos Estados Unidos, a migração aconteceu em dez anos”, disse, conforme publicado pela Agência Brasil.

Segundo o ministro, as pessoas ainda não perceberam o potencial da TV digital, tanto que, ao sobrar algum dinheiro, muitas vezes, o consumidor prefere trocar o computador a investir em um aparelho de TV que tenha o sistema digital integrado.

Continua depois da publicidade

Sistema

De acordo com dados do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, até agosto, foram vendidos 1,6 milhão de conversores, TVs integradas, receptores para computador e telefones celulares que recebem o sinal digital.

Uma esperança para a queda dos preços é a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital por países da América Latina.

Isso porque, segundo informou o Ministério das Comunicações, por meio de sua assessoria de imprensa, a adoção de um mesmo sistema por uma grande quantidade de países irá ampliar a escala de produção e dobrar o mercado atual de televisores, que, atualmente, é de 10 milhões por ano, somente no Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.