Cuba considera adotar o modelo brasileiro de TV Digital

Ministro de Comunicações de Cuba afirmou que o sistema brasileiro está sendo testado, mas escolha ainda não foi feita

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O governo de Cuba está estudando a adoção do modelo brasileiro de TV Digital no país. Segundo informou o vice-ministro de Informática e Comunicações cubano, Alberto Rodriguez Arufe, a decisão ainda não foi tomada, mas vários testes estão em curso.

“Nos interessa muito conhecer mais sobre esse sistema, suas possibilidades do ponto de vista do desenvolvimento social, da interconectividade para a população e queremos saber quais as possibilidades que teria para Cuba”, afirmou.

Vantagens

De acordo com a Agência Brasil, Arufe se reuniu com o ministro das Comunicações do Brasil, Hélio Costa, na última quarta-feira (24), para discutir o tema. Ele indicou que uma das principais vantagens do sistema brasileiro é a possibilidade de interatividade.

Continua depois da publicidade

“Assim como no Brasil, a televisão é o meio que mais chega à população cubana, e a TV Digital pode facilitar que as pessoas recebam mais canais com mais qualidade”, disse.

Segundo o vice-ministro, até o fim deste ano Cuba pretende definir o sistema que irá adotar. “Esta é uma aspiração, não é uma meta rígida, queremos tomar uma decisão madura, bem pensada. Não temos um prazo fixo, mas também não temos todo o tempo do mundo, pois o processo de apagão analógico avança, e não podemos demorar muito tempo”, disse.

Arufe também concordou com a intenção do Brasil de que todos os países da América Latina adotem o mesmo sistema de TV Digital. Para ele, isso contribuiria para o processo de integração, desenvolvimento e defesa da identidade cultura da região.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.