Cronologia: reportagens do InfoMoney sobre ICMS das teles levam a investigações e medida da Anatel

Procon-SP e Senacon investigam Claro, TIM e Vivo; empresas têm até 7 de outubro para repassarem redução do imposto nas faturas e ressarcirem clientes

Lucas Sampaio

Teles não repassam redução do ICMS aos clientes (Arte: Leonardo Albertino/InfoMoney)
Teles não repassam redução do ICMS aos clientes (Arte: Leonardo Albertino/InfoMoney)

Reportagens do InfoMoney revelaram que as grandes teles Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3) não estão repassando a redução do ICMS aos clientes — e ficando com a diferença ou ainda cobrando a alíquota antiga.

As denúncias resultaram em investigações do Procon-SP e da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça), além de medida cautelar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que obriga as empresas a repassarem o benefício e ressarcirem os consumidores.

O prazo dado pela agência termina em 7 de outubro, mas as teles mantiveram o posicionamento já divulgado em agosto, quando foram questionadas pelo InfoMoney, de que o repasse e a compensação para os clientes são processos complexos e terminarão apenas em novembro (apesar da medida cautelar da Anatel).

A agência diz que o não repasse da redução do ICMS “pode caracterizar enriquecimento ilícito” e que as companhias podem ser multadas em até R$ 50 milhões se descumprirem a medida.

Veja, abaixo, a cronologia do caso desencadeada pelas reportagens do InfoMoney.

Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.