Publicidade
SÃO PAULO – Um terço dos consumidores brasileiros (33%) compra sem necessidade e motivados por promoções, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Essa proporção é ligeiramente maior entre os consumidores das classes C, D e E, em que 35% admitiram realizar compras por impulso.
O comportamento também aparece com mais frequência entre as pessoas de 18 a 34 anos (42%) e entre as mulheres (38%). A prática de pagar parcelado para conseguir comprar tudo o que deseja foi apontada por 42% dos pesquisados e outros 40% dizem não procurar meios alternativos para economizar em saídas ou baladas, como reuniões em casa ou na casa de amigos.
“Estamos no início do ano e, ao que tudo indica, ainda teremos dificuldades em 2017. Portanto, é importante controlar os impulsos de consumo e evitar locais e situações tentadoras que favoreçam compras desnecessárias”, aconselha O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.