Consumo de energia no Brasil registra maior recorde da História

Fim do horário de verão provocou a necessidade de gerar 61.155 MW de energia no horário de pico da última quarta-feira (08)

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil registrou, às 19h20 da última quarta-feira (08), um novo recorde histórico para o consumo de energia elétrica.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, no horário foi registrada uma demanda que bateu em 61.155 MW no Sistema Interligado Nacional (SIN), contra os 60.918 MW necessários para abastecer o País no dia 7 de abril do ano passado, data em que foi registrado o recorde anterior.

O Ministério informa que as hidrelétricas foram as responsáveis por 91,73% da produção de energia consumida naquele dia, enquanto as termelétricas convencional e as nucleares responderam por 4,72% e 3,55% da energia restante, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Consumo por Região do País

Se o consumo nos horários de pico da quarta-feira for medido de acordo com as Regiões do Brasil, nota-se a demanda maior nas localidades mais populosas.

Enquanto o Sudeste e o Centro Oeste, juntos, precisaram, às 19h17, de 38.550 MW (MegaWatts), essa demanda foi de 10.833 MW (19h23) no Sul, de 8.242 MW (18h36) no Nordeste e de 3.796 MW (19h10) no Norte.

Fim do horário de verão contribuiu para o alto consumo

“O término do horário de verão, associado às altas temperaturas nesta época do ano, contribuem para o aumento da demanda”, justificou o Ministério, que garante “o pleno atendimento do setor”, uma vez que o parque instalado para geração de energia do País é capaz de produzir 92 mil MW.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.