Com a Copa do Mundo, TVs LCD ganham preferência do consumidor

Modelos de 32 e 42 polegadas são destaque. Para economista, vendas duram enquanto Brasil permanece no campeonato

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos brasileiros pensam em assistir aos jogos da Copa do Mundo em um televisor com uma imagem melhor e, de preferência, tela maior. É por essa razão que as vendas de TVs aumentam consideravelmente a cada quatro anos, quando se realiza o campeonato.

A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) afirma que, em 2009, foram vendidas 9 milhões de TVs. Para 2010, a previsão é de 12 milhões de unidades, por conta da Copa – um aumento de quase 30%.

Mercado
A estimativa da consultoria internacional Display Research é um pouco mais otimista. Eles acreditam em um crescimento de 68% nas vendas totais de TVs de LCD. Para as TVs “flat” como um todo, o que inclui, além das LCD, plasma, LED e outras novas tecnologias, o crescimento será de 51% neste ano.

Continua depois da publicidade

“A TV continua uma importante fonte de entretenimento para a população brasileira, já ultrapassando o número de refrigeradores nos domicílios”, declarou o diretor de pesquisa de marketing em TV da companhia, Paul Gadnon. “Tanto a Copa quanto a transição dos televisores do País para a tecnologia LCD resultará em um forte resultado nas vendas em 2010 e em oportunidade de investimento de novos fabricantes estrangeiros”, acrescentou.

Varejo
O Grupo Pão de Açúcar estima que as vendas de TVs irão mais que dobrar. Apenas no primeiro semestre do ano, o crescimento deve ser de 110% na comparação com o mesmo período de 2009.

Para a companhia, que detém as bandeiras das lojas Extra e Ponto Frio, o destaque se dará com os modelos de LCD de 32 e 42 polegadas, em Full HD.

Continua depois da publicidade

“Nessa Copa, a linha LED receberá maior destaque em telas maiores, como 46 e 55 polegadas”, declarou a diretora comercial do Grupo, Marise Araújo. “Existe também a expectativa em torno dos aparelhos 3D, que devem chegar ao mercado ainda este ano”, completou.

Já o Carrefour declarou que antecipou as negociações com os fornecedores para garantir os estoques de TVs LCD e Plasma, cuja demanda será crescente por conta da Copa de 2010.

A rede prevê um crescimento expressivo nas vendas na categoria, nos meses de abril, maio e junho, em relação ao mesmo período no ano passado. “Um dos aparelhos que promete ser o destaque de vendas é o modelo 42 polegadas Full HD”.

Continua depois da publicidade

Brasil na final
O economista da ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo), Emílio Alfieri, afirma que, em todos os anos de Copa do Mundo, qualquer produto relacionado ao tema, especialmente equipamentos de áudio e vídeo, registra recordes de vendas em comparação com os quatro anos anteriores. Mas tudo depende do tempo em que a seleção brasileira permanece na Copa.

“Todo mundo parte da ideia de que o Brasil vai ganhar a Copa. Mas, em 2006, quando o Brasil saiu nas quartas de final, tiveram de fazer uma baita liquidação. Muita coisa da Copa, da ‘moda Brasil’, ficou sem vender”, disse Alfieri. Para o economista, o consumidor acabou saindo beneficiado, com os preços mais baixos desses produtos, condições que duraram até o final do ano, para alguns produtos.

Neste ano, o economista também aposta no aumento das vendas de TVs “flat”, em detrimento das de tubo. Além disso, o marketing da Copa pega carona no campeonato para alavancar as vendas de artigos esportivos em geral (camisas, chuteiras, tênis) e alimentos (cerveja, refrigerante e lanches rápidos), que geralmente acompanham quem assiste aos jogos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.