Catalisador falso e em más condições prejudica o bolso do proprietário do carro

Além de não ajudar a diminuir a poluição, que é sua função, o uso inadequado da peça pode danificar outros componentes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora da manutenção do carro, não se pode deixar de lado o catalisador, peça que “filtra” os gases emitidos pelo automóvel para torná-los menos poluentes. É importante certificar-se de que é original e que está sendo usado adequadamente.

A peça é desenvolvida para durar tanto quanto um carro. No entanto, impactos, manutenção precária ou uso de combustível adulterado são alguns dos fatores que podem prejudicar seu funcionamento ou sua estrutura e exigir a substituição.

Fuja das peças falsificadas

Outro problema é a utilização de produtos falsificados. Geralmente mais baratos, eles atraem os consumidores pelo bolso, mas podem acabar saindo mais caro no fim das contas.

Continua depois da publicidade

Segundo um levantamento da fabricante Umicore, atualmente há cerca de 3,5 milhões de automóveis rodando com um catalisador falso, adulterado ou fora das condições adequadas.

Principais danos no veículo

A importância de se cuidar do catalisador do carro vai muito além do benefício que traz para o meio ambiente e para a saúde da população ao processar os gases resultantes da queima do combustível e torná-los menos poluentes antes de serem emitidos.

Alguns dos problemas que podem surgir no próprio veículo como resultado da falta ou do uso inadequado da peça são injeção eletrônica e contrapressão do escapamento desregulados, consumo de combustível elevado em até 20% e diminuição do rendimento do motor.

Continua depois da publicidade

Para fugir dessa dor de cabeça, nunca deixe o catalisador de fora na hora de revisar o carro. Verifique se a peça está em condições ideais e se é original e, caso haja a necessidade de troca, cheque se está devidamente embalada e exija nota fiscal e certificado de garantia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.