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SÃO PAULO – O trânsito nas grandes metrópoles é caótico e o anda e para costuma não ter fim. Com isso, a vida útil das peças do carro pode diminuir bastante.
Enquanto o veículo está ligado, porém parado, o motor continua trabalhando e é quando peças importantes do sistema de lubrificação, arrefecimento, sincronismo do motor e de embreagem começam a dar problemas. E, trocar estas peças, pode custar mais de R$ 1 mil para um carro popular, como mostra a tabela abaixo:
Pacote de produtos para veículo popular (ex.) | |
---|---|
Produto | Preço |
Óleo para motor (litro) | R$ 24,90 |
Filtro de óleo | R$ 12,90 |
Filtro de ar | R$ 11,90 |
Aditivo do radiador | R$ 19,99 |
Correia dentada | R$ 250,00 |
Rolamento da embreagem | R$ 54,70 |
Fluído de freio | R$ 11,90 |
Pastilha de freio | R$ 31,60 |
Amortecedor (dianteiro) | R$ 279,80 |
Amortecedor (traseiro) | R$ 170,00 |
Batente e coifa (dianteiro) | R$ 16,00 |
Batente e coifa (traseiro) | R$ 18,60 |
Batente superior (dianteiro) | R$ 46,70 |
Fonte: Mercadocar / Auto Mecânica Scopino |
Mão de obra
De acordo com o administrador e responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, Pedro Luiz Scopino, a variação de preço da mão de obra é grande, pois depende do modelo do veículo, mas em média, “para a troca destes itens, a mão de obra é cerca de R$ 160”.
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Segundo o diretor e técnico responsável do Departamento Técnico de Manutenção Preventiva e Corretiva de Autos Mingau, Edson Roberto de Avila, estas peças fazem parte de sistemas que são bastante exigidos quando o automóvel está em atividade constante. Ele afirma que os preços da mão de obra podem variar de R$ 70 a R$ 140 a hora, porém, “dependendo do sistema operacional que será reparado, a manutenção pode chegar tranquilamente até R$ 200 a hora”.
Prevenção de problemas
Para Scopino, o motorista precisa conhecer o veículo e saber seus limites. Para isso, a melhor forma é “ler o manual do proprietário, que determina a quilometragem de manutenção”. Porém,ele ressalta que o trânsito é considerado serviço severo, ou seja, exige mais dos sistemas, portanto é preciso considerar a revisão na metade da quilometragem indicada”, aconselha.
Segundo Avila, “o ideal é visitar o mecânico de sua confiança regularmente, com prazos estipulados por ele, pois só assim poderá evitar quebras indesejáveis e gastos desnecessários. Agora, se o motoristas preferir esperar surgir algum tipo de ruído ou falha, ele poderá ser um forte candidato a desembolsar um alto valor para o conserto”, explica.
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Ambos profissionais ressaltam a importância da manutenção preventiva, pois segundo eles, a manutenção corretiva é eficiente, porém também pode custar bastante ao motorista. “Fazendo a [manutenção] preventiva, o consumidor tem três vantagens: programar a parada do veículo, não tem surpresas no uso do veículo e o valoriza, e é mais barata que a [manutenção] corretiva”, explica Scopino.
Para evitar que o veículo sofra mais com o trânsito, Scopino aconselha que o motorista “não segure o pedal da embreagem acionado [quando o carro estiver parado] e faça a manutenção preventiva regularmente”.
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