Carro: juros de crédito sobem em 36 instituições financeiras; concessão cai

Pesquisa realizada com 45 instituições revelou que, em apenas nove delas, os juros caíram entre setembro e outubro

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo site emprestimosbancarios.com.br, com base em dados do Banco Central, revelou que nas duas primeiras semanas de outubro, 36 instituições financeiras elevaram a taxa de juros em financiamentos de automóveis. O restante dos 45 bancos e financeiras analisados reduziu os juros.

Dentre os grandes bancos do varejo, apenas o Unibanco reduziu a taxa de juros, passando a cobrar 2,79% em média, ante 2,81% no início de setembro. Mesmo assim, esta é a maior taxa praticada no mercado. A menor é de 1,95% ao mês, cobrada pelo Banco do Brasil. No Bradesco, a taxa registrada foi de 2,70% ao mês.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (24), ainda revelaram que, no Itaú, a média de juros cobrados nas duas primeiras semanas de outubro ficou em 2,17% ao mês. O Banco ABN Amro Real foi o que mais aumentou a taxa nessa linha de financiamento, com os juros atingindo 2,18% ao mês em outubro, ante 1,80% no início de setembro.

Continua depois da publicidade

Confira as taxas

Na tabela abaixo, é possível verificar os bancos e as taxas de juros praticadas para o financiamento de veículos no começo de setembro e no período equivalente de outubro:

Banco Juros/set (a.m.) Juros/out (a.m.)
ABN Amro Real 1,80% 2,18%
Banco do Brasil 1,92% 1,95%
Unibanco 2,81% 2,79%
HSBC 1,95% 2,12%
Santander 2,04% 2,24%
Itaú 2,23% 2,17%
Bradesco 2,45% 2,70%
Safra 2,17% 2,43%

Fonte: emprestimosbancários.com.br

Concessões

Os dados também mostraram que os bancos diminuíram a concessão de empréstimos de automóveis. No início do ano, os financiamentos da modalidade estavam crescendo ao ritmo de quase 30% ao ano. Porém, após alcançar o pico de R$ 84,1 bilhões em maio, as liberações se estabilizaram, situando-se em torno de R$ 83,6 bilhões ao final de setembro.

Continua depois da publicidade

Com isso, é identificada uma expansão de apenas 2,64% nas concessões, quando comparadas com o mês de dezembro do ano passado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.