Publicidade
SÃO PAULO – Em qualquer compra de carro, é importante lembrar dos custos básicos, como combustível, IPVA, seguro, manutenção.
A empresa de avaliação automotiva Kelley Blue Book (KBB) elaborou um estudo, a pedido do InfoMoney, que mostra quais categorias de carros no Brasil mais desvalorizam em um ano de uso.
Para indicar comportamento por segmento foi levada em consideração a média de vendas de todos os carros de cada categoria no país em 2018 – e não um modelo específico.
Continua depois da publicidade
Além disso, é importante ressaltar que as definições de segmentos na base de dados da KBB não necessariamente seguem a mesma lógica com que o mercado está acostumado para categorizar os automóveis e comerciais leves – da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), por exemplo.
Considerando uma média geral, a desvalorização das categorias no Brasil foi de -7,8% ao ano em 2018. A média considera todas as versões dos modelos contidos em cada segmento.
Comprar um carro não faz sentido? Invista esse dinheiro e realize outros sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.
Continua depois da publicidade
Além disso, o estudo mostra que, em geral, quanto mais compacto e mais barato o modelo, menor é sua taxa de desvalorização.
Por exemplo, veículos classificados como discount hatchback (menor taxa de desvalorização, -6,8%) – como o Renault Kwid ou Fiat Mobi – apresentam índices de desvalorização menores do que aqueles que estão classificados como Luxury SUV/ Crossover (maior taxa de desvalorização -10,8%).
No entanto, este comportamento não é percebido no segmento de Mid-range Pickup, que traz uma taxa média de desvalorização de -6,9%.
Continua depois da publicidade
Estas picapes apresentam uma desvalorização praticamente igual aos modelos discount hatchback. “Talvez, pelo fato de serem veículos que possuem um público-alvo bastante específico e que realmente foram concebidos para terem um uso completamente diferente das demais categorias”, afirma o estudo.
Confira as categorias que mais desvalorizam:
Segmento | Exemplo | Desvalorização mínima | Média | Desvalorização máxima |
1. Luxury SUV/Crossover | XC90 | -2,1% | -10,8% | -19,8% |
2. Luxury Sedan | Serie 7 | -2,5% | -9,6% | -25,0% |
3. Luxury Outros | F-TYPE | -2,2% | -9,5% | -22,2% |
4. Premium SUV/Crossover | Evoque | -2,8% | -9,5% | -20,1% |
5. Premium Sedan | Classe C | -2,0% | -9,2% | -24,7% |
6. High Performance | 911 | -2,5% | -9,1% | -24,6% |
7. Premium Outros | A3 | -2,1% | -8,6% | -24,7% |
8. Mid-Range Medio/Grande SUV/Crossover/Van | Compass | -2,1% | -8,0% | -23,6% |
Média geral (considerando todos os modelos) | -2,0% | -7,8% | -11,5% | |
9. Mid-Range Medio/Grande Sedan | Corolla | -2,1% | -7,5% | -23,0% |
10. Mid-Range Compacto Hatchback | Yaris | -2,2% | -7,4% | -17,3% |
11. Mid-Range Medio Hatchback | Golf | -2,3% | -7,4% | -23,0% |
12. Mid-Range Compacto SUV/Crossover/Van | Creta | -2,1% | -7,3% | -16,5% |
13. Mid-Range Compacto Sedan/Wagon | Virtus | -2,4% | -7,3% | -24,6% |
14.. Discount Pickup/SUV/Van | Strada | -2,2% | -7,2% | -19,8% |
15. Discount Sedan/Wagon | Voyage | -2,1% | -7,1% | -19,8% |
16. Mid-Range Pickup | Ranger | -2,2% | -6,9% | -18,9% |
17. Discount Hatchback | Kwid | -2,1% | -6,8% | -19,8% |
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.