Aneel autoriza reajuste de até 24% nas contas de luz da Equatorial (EQTL3) em Alagoas

Nova tarifa começa a valer já no domingo (28); agência também liberou reajuste de até 15,55% nas contas de luz de clientes da Cemig (CMIG4), em Minas

Lucas Sampaio

Publicidade

Além do reajuste de até 15,55% nas contas de luz de clientes da Cemig (CMIG4), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também autorizou na terça-feira (23) uma alta de até 24% na energia elétrica dos consumidores Equatorial (EQTL3) em Alagoas.

A agência reguladora já havia aprovado um reajuste de até 20% nas tarifas da Equatorial Alagoas em 2022. Consideradas as duas decisões, a alta da tarifa é de quase 50% em apenas dois anos.

As novas tarifas já foram aprovadas pela diretoria da Aneel e começam a valer no domingo (23). O reajuste médio será de 17,59% (24,19% para a alta tensão e 15,05% para a baixa tensão). Para os consumidores residenciais, a alta vai ser de 14,57%.

Continua depois da publicidade

A Equatorial atende a aproximadamente 1,33 milhão de unidades consumidoras em Alagoas (cada unidade consumidora pode atender a várias pessoas ou um comércio ou empresa). A empresa também atua na distribuição de energia em mais 5 estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Pará e Rio Grande do Sul.

Os novos preços fazem parte do Reajuste Tarifário Anual (RTA) da distribuidora, e a Aneel diz que os preços foram impactados, “especialmente, pelas despesas relacionadas aos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia”.

Além dos reajustes da Equatorial em Alagoas e da Cemig em Minas Gerais, a Aneel também autorizou novas tarifas em diversos estados nos últimos meses:

Continua depois da publicidade

Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.