600 milhões de smartphones Samsung podem ser hackeados; entenda

Os hackers poderiam acesar os sensores e serviços como o GPS, câmera e microfone; instalar aplicativos maliciosos secretamente, sem que o usuário saiba

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 600 milhões de smartphones Samsung estão sob o risco de serem hackeados, segundo o Business Insider. O problema seria uma vulnerabilidade no software que vem junto dos celulares.

O software de digitação SwiftKey está incluso nos aparelhos em nível de sistema e também faz atualizações, diz a companhia de segurança NowSecure. Isso, quando combinado, possibilita que qualquer intruso entre na atualização e execute programas maliciosos remotamente.

Eles poderiam acessar os sensores e serviços como o GPS, câmera e microfone; instalar aplicativos maliciosos secretamente, sem que o usuário saiba; bisbilhotar mensagens recebidas ou enviadas, tal como mensagens de voz;e acessar dados pessoais como fotos e mensagens de texto.

Continua depois da publicidade

Um dos pesquisadores da empresa, Ryan Welton, afirma que a Samsung foi notificada em dezembro de 2014 e produziu uma atualização no início deste ano, mas estaria confiante que os fornecedores a lancem – e “não se sabe se eles já a possuem em sua rede.Além disso, é difícil determinar quantos usuários de smartphones continuariam vulneráveis, já que os modelos e número de série operam globalmente”.

Os smartphones ficariam vulneráveis quando se conectam a redes inseguras como redes de Wi-Fi públicas. Welton também disse que “ataques totalmente remotos também podem acontecer ao hacker o DNS (Domain Name System), a camada da rede que direciona os usuários para o site certo quando solicitam visitar uma URL específica.

Infelizmente, não há nada que os usuários possam fazer para evitar que isso aconteça. O SwiftKey já vem pré-instalado nos celulares e não pode ser desinstalado, deixando os usuários constantemente vulneráveis até que a atualização com o conserto do bug seja lançada.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, o SwiftKey diz que está “fazendo tudo o que podemos para apoiar a parceria com a Samsung nos esforços para resolver esse problema de segurança”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.