5 roubadas ao alugar uma casa neste fim de ano (e como fugir delas)

Apesar da praticidade, economia e privacidade, alugar uma casa ou apartamento durante as férias requer alguns cuidados

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – O fim do ano está chegando e, com ele, as sonhadas férias ou recesso da empresa. Os dias de folga são detalhadamente planejados e a casa na praia ou no campo devidamente alugada. Toda organização, no entanto, não está à prova de problemas.

Apesar da praticidade, economia e privacidade, hosperdar-se em casa durante as férias requer alguns cuidados. Para o CEO da imobiliária CND Homes, Fábio Cardoso, os turistas precisam ficar de olho em algumas “roubadas” ao optar por esta hospedagem, como problemas encontrados na casa ou sua localização. Confira abaixo alguns pontos a ser observados antes e depois de fechar contrato:

1. O imóvel não era nada do que parecia no anúncio
Ao optar em se hospedar em uma casa, procure por empresas ou imóveis que tenham alguma referência. Procure na internet ou fale com conhecidos que já tenham se hospedado no local. É importante não confiar apenas nos anúncios. “E é importante que você possa ver fotos e escolher a casa em que vai se hospedar e que a empresa garanta que será a casa escolhida”, conta Cardoso.

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2. O imóvel tinha lâmpadas queimadas e eletrodomésticos quebrados
Opte por locar uma casa com uma empresa já reconhecida no mercado. Assim como em hotéis, problemas ocorrem, mesmo as casas sendo permanentemente inspecionadas. O importante é que a empresa tenha e forneça um atendimento 24 horas para emergências, assim, você poderá reportar o problema e pedir que seja solucionado.

3. A casa estava suja
Quando você chegar na casa, esta já terá sido limpa e arrumada para a sua estadia, ou seja, você deverá encontrar tudo higienizado e arrumado. Caso não esteja assim, reclame e peça que seja refeita. Lembre que você está em um tipo de acomodação “self-catering”, ou seja, você é responsável pela manutenção e organização da casa durante sua estadia. Porém, a maioria das empresas oferece serviço de limpeza diário, que pode ser contratado para maior comodidade do cliente.

4. A utilização de algumas áreas do imóvel como, piscinas e saunas, tem um custo à parte
Em alguns casos, áreas comuns do condomínio do imóvel alugado podem ter custo a parte ou ter acesso proibido aos inquilinos. Por isso, antes de assinar contrato, veja o que está e o que não está incluído no valor do aluguel. Tenha isso registrado em papel para, se for o caso, reclamar com o responsável pelo imóvel. Em geral as áreas comuns podem ser utilizadas em sua totalidade e as casas incluem estacionamento, ligações locais e internet gratuitas. “Isso é o básico que deve ser oferecido ao cliente”, acrescenta Cardoso.

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5. O imóvel era mal localizado
É muito importante que a empresa permita que você escolha a casa em que vai se hospedar e que forneça a localização dela. Você pode pesquisar antes pela internet e navegar pelas ruas do entorno do imóvel e descobrir se ele é próximo de farmácias, supermercados, restaurantes, pontos turísticos etc.

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