Publicidade
Uma das perguntas que mais ouço quando me perguntam o que eu faço e falo que sou trader é: “Nossa, isso é muito arriscado, não é?”
O fato é que o risco aumenta quando não conhecemos o que estamos fazendo. Portanto, se tivermos o domínio de um método, clareza do que fazer e quando agir quando estamos operando, o risco é minimizado.
Nós temos total controle para escolher o risco que vamos correr. Esse também é outro desafio para o trader, a liberdade de escolher o que fazer. Mas esse é um assunto para outro momento.
Continua depois da publicidade
O maior problema quando falamos de risco é o fato de não o aceitarmos. Ou seja, quando não compramos o risco antes de abrir um trade e colocamos a expectativa somente no alvo, qualquer cenário que não seja o alvo é eliminado da nossa mente.
E isso abre precedente para as armadilhas que levam o trader à ruína, como não aceitar o stop e fazer preço médio, por exemplo.
Agora, imagine: seria muito mais leve operar ao entrar no trade já aceitando o pior cenário, ou seja, aceitando o stop programado, não é mesmo?
Continua depois da publicidade
Quando fazemos assim, qualquer cenário diferente do risco já comprado é lucro. E isso nos traz muito mais clareza, segurança e confiança para operar.
Essa situação inclusive nos permite surfar movimentos a favor da tendência, pegando a fatia que o mercado nos dá. Pois existem dias que ele vai se movimentar bastante e, outros dias, nem tanto.
Por isso, compre o pior cenário e visualize o melhor cenário se quiser ter sucesso no trading.
Continua depois da publicidade
Dessa maneira, seus dias de dor de cabeça, culpa e frustração ao operar terminarão.
Sim, eu sei que isso parece óbvio. Mas é incrível perceber que, na maioria das vezes em que nos perdemos, é exatamente porque negligenciamos o óbvio.
Lembre-se: o risco é o seu maior aliado!