Petrobrás x Embraer. Estatal x Privada

A Petrobrás aumentou o preço dos combustíveis. Agora a empresa vai decolar. Hum, acho que não, o problema é muito mais embaixo. O blog do Terraço Econômico analisa e compara o desempenho da estatal com a Embraer, empresa privatizada em 1994 e altamente eficiente.

Terraço Econômico

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Economia em Pílula

Brasil sempre foi o país das commodities. Mas em meio aos cafés, laranjas e sojas também fazemos aviões. No momento que o Brasil passa pela maior crise dos últimos 20 anos, a Embraer acaba de bater mais um recorde: a empresa tem aproximadamente 2,4 mil encomendas, totalizando 88 bilhões de reais. A empresa que foi privatizada em 1994, tem uma cultura meritocrática e busca a eficiência diaramente. Resultado? Empresas como a canadense Bombardie e americana Boeing sofrem com a competitiva Embraer que passa a vender os seus jatos ao mundo inteiro.

Do outro lado está a Petrobrás, que também domina as páginasa de jornais, mas não mais no setor de finanças e sim nas páginas criminais, no maior caso de corrupção da história brasileira: a Lava-Jato.

Continua depois da publicidade

Segundo Rockfeller “o melhor negócio do mundo é uma companhia de petróleo bem administrada, e o segundo melhor negócio do mundo é uma companhia de petróleo mal administrada”. Soma-se a isso o fato de a Petrobrás ser uma empresa praticamente monopolista no país. Mas parece que ela contraria essa lógica.

Para vermos a diferença entre a estatal x a privada, apenas um gráfico. E nem precisamos dizer qual é qual. Uma valorizou 120%  em cinco anos, enquanto a outra perdeu 73% do seu valor de mercado…

PS: pra quem acha que setores diferente não são comparaveis, abaixo a comparação com a privada Exxon Mobil. Pra quem ainda não acha que essas comparações sejam justas e que a Petrobrás é uma excelente empresa aí talvez seja caso de psicológo mesmo…

Continua depois da publicidade

Leonardo de Siqueira Lima
Economista pela FGV e Mestrando em Economia pela Barcelona Graduate School of Economics

Tópicos relacionados

Autor avatar
Terraço Econômico

O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada (e irreverente) visando entender quais são as implicações dos mais importantes eventos econômicos, políticos e sociais no Brasil e no mundo. A equipe heterogênea possui desde economistas com mestrados até estudantes de economia. O Terraço é composto por: Alípio Ferreira Cantisani, Arthur Solowiejczyk, Lara Siqueira de Oliveira, Leonardo de Siqueira Lima, Leonardo Palhuca, Victor Candido e Victor Wong.