Pela estrada a fora…

Tenho gostado cada vez mais de viajar para pequenas cidades . Ícones como Roma, Paris ou Londres sempre estarão no meu roteiro. Mas cada vez mais gente descobre que em cidades menores, tudo é maior: a liberdade de chegar a qualquer hora de carro alugado, a tranquilidade dos moradores locais, a falta de estresse. Acabei de voltar da pequena Le Havre, uma jóia da alta Normandia, na França. Fui de carro, a partir de Paris e adorei!!!

Paulo Panayotis

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Este artigo é somente para quem gosta de viajar. Mais. Viajar sem destino e sem amarras. Descer no aeroporto, pegar um carro e cair na estrada! Sempre gostei deste tipo de viagem. Mas tinha um problema: cretinice topográfica! É assim que chamo minha desorientação geoespacial. Era meu maior problema quando desembarcava em algum país e alugava um carro. Era! Depois que inventaram o GPS e seu irmão mais novo e moderno, o Waze, “ meus problemas se acabaram” diriam os humoristas do “Caceta & Planeta”.


GPS e Waze: os anjos da estrada! | Crédito: Paulo Panayotis

Foi pensando nisso que desembarquei em Paris no início de novembro deste ano, peguei meu carro e segui para o noroeste da França em direção à cidade de Le Havre, na Alta Normandia. Melhor do que pegar seu próprio carro – sem depender de trens, ônibus ou aviões – é conseguir um up grade de categoria logo na chegada.

Continua depois da publicidade


Sorte e simpatia, modelos ideais para a estrada | Crédito: Paulo Panayotis

Havia um Citroën DS4 reservado para mim. Mas desde a chegada, a simpatia da atendente e, creio, um pouco de sorte, fizeram com que eu saísse do aeroporto Charles De Gaulle a bordo de um DS5!


Up grade fantástico | Crédito: Paulo Panayotis

Continua depois da publicidade

Vai aqui uma pequena explicação. DS é a linha premium da marca Citroen. Assim como a Mercedes, a BMW e a Chevrolet, a Citroën também tem uma linha especial. E bota especial nisto.


Carro alugado: garantia de liberdade total | Crédito: Paulo Panayotis

Até Le Havre, pouco conhecida por nós, mas extremamente importante para os franceses, foram cerca de 200 quilômetros percorrendo belíssimas paisagens de outono. Quem já viajou de carro neste período pela Europa sabe do que estou falando.

Continua depois da publicidade


Um quadro de Deus desfila pela janela | Crédito: Paulo Panayotis

Pela janela, passa uma incareditável paleta de cores e paisagens. Uma mais bonita que a outra. Para mim, a comodidade de alugar um carro soma-se à liberdade que isso proporciona. Acordar na hora em que tiver vontade. Colocar as malas no carro. Cair na estrada! Como deixei Paris em um sábado pela manhã, bem cedo, havia trânsito zero para sair da cidade.


Sem trânsito: luxo pouco comum em cidades grandes como Paris | Crédito: Paulo Panayotis

Continua depois da publicidade

Aproveitei para eternizar em minha retina uma “Cidade Luz” em seu momento mais calmo, mais tranquilo, acordando em pleno outono. Como em um filme, as imagens ainda passam pela minha mente. Adoro Paris. Mas tenho gostado muito de cidades menores. Um clima sem estresse, sem obrigação, sem “tem que fazer”, envolve cidades menores, como Le Havre. Além disso, estão fora dos roteiros comuns.


Le Havre e seu monumento mais conhecido | Crédito: Paulo Panayotis

Foi isso que encontrei nesta cidade encantadora que guarda segredos brasileiros como um magnífico complexo arquitetônico projetado pelo mestre Oscar Niemeyer.

Continua depois da publicidade


Complexo arquitetônico e cultural: Vulcão | Crédito: Paulo Panayotis

Uma cidade tombada patrimônio mundial pela UNESCO. Uma cidade calma mas com muito o que fazer! Fiquei fã! Leia aqui mais sobre Le Havre.


As incríveis falésias de Etretat | Crédito: Paulo Panayotis

De lá, segui um pouco pela Normandia, conheci falésias incríveis na minúscula Étretat.


Medo e excitação nas falésias | Crédito: Paulo Panayotis

E me diverti a valer perdido – propositalmente – nas pequenas estradas desta região que produz a melhor manteiga e o queijo francês mais conhecido do mundo!


DS5, conforto segurança e status reunidos! | Crédito: Paulo Panayotis

De fato alugar um carro em grandes metrópoles pode ser trabalhoso. Mas não abro mão da comodidade e da independência que tenho a bordo de um veículo alugado seja lá em que parte do mundo for!


Equipe Avis: simpatia e profissionalismo… Merci! | Crédito: Paulo Panayotis

“Adorei o carro, digo ao funcionário da Avis na hora de devolver o fantástico DS5… – Claro, responde o atencioso e irônico recepcionista… É o modelo de carro usado pelo presidente da República! Bien sûr!


Jornalista Paulo Panayotis e as falésias de Etretait | Crédito: Paulo Panayotis

O jornalista viajou de Paris a Le Havre com carro cedido pela Avis e seguro viagem Travel Ace.

Tópicos relacionados