O Bar do David, o Google e a cidadania!

De ex-pescador a empreendedor de sucesso na favela carioca Chapéu Mangueira! Conhecido mais fora do Brasil do que por terras tropicais, David parece ser onipresente! Quem disse que em favela nada dá certo? Uma parceria entre o gigante Google e a ONG Afro Reggae provam o contrário. Estive pessoalmente no Rio de Janeiro e constatei que o "negócio", que não estava no mapa, funciona!

Paulo Panayotis

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Bar do David estava no New York Times, na BBC de Londres no Le Fígaro da França e em dezenas de outros jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão de todo o mundo. Mas não estava nos mapas do Rio de Janeiro. O projeto “Tá no mapa”, uma parceria do Google com a organização não-governamental Afro reggae, colocou ele finalmente nos mapas cariocas.


Bar do David: conhecido bem mais no resto do mundo do que no Brasil!

Só vendo o que posso comprar
 “Como empreendedor, procuro vender aquilo que eu poderia comprar”, avisa um David orgulhoso e cheio de atitude. Faz sentido. David é ex-pescador. Ex mesmo! Hoje em dia é um empreendedor de sucesso na favela Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro. Seu “boteco”, ajeitado e limpo, é conhecido no mundo todo. Começa a ser conhecido também no Brasil.

Luiz “Gui” Brandão: gerente do projeto Tá no Mapa, parceria do Google com o Afro Reggae

Continua depois da publicidade

Milhares de empresas mapeadas
“Já mapeamos 26 favelas cariocas e até o final deste ano de  2016 serão trinta”, informa Luiz Guilherme Brandão, gerente do projeto Tá no Mapa, do Google. Com orgulho ele apresenta a iniciativa para 25 jornalistas brasileiros convidados para conhecer as novidades da gigante para as Olimpíadas do Rio. O local? O “reservado” do Bar do David, claro!


Delícias de buteco que nem precisam ganhar prêmio!

Apenas a ponta do Iceberb…
Entre coxinhas de camarão, generosas porções de carne seca e frutos do mar, fico sabendo que mais de três mil pequenas e micro empresas, como por exemplo o Bar do David, já foram mapeadas . “Este bar é apenas o aspecto mais visível e conhecido do nosso trabalho”, completa o executivo do Google. “O mais legal, destaca ele, é que qualificamos os próprios moradores das favelas. Treinamos a comunidade em cartografia digital. É uma atividade remunerada de 12 semanas, entre aulas teóricas, práticas e o trabalho em campo”, explica o chefe do “Tá no Mapa”.

David: o ex-pescador que virou empresário.

Continua depois da publicidade

Comida de buteco e Usain Bolt…
Segundo ele, ao final quase todos acabam conseguindo emprego na área, já que se qualificam. Mas o mais importante, penso eu, é que eles conseguem cidadania! “Já ganhamos várias vezes o concurso “Comida de buteco” ressalta David. Vamos buscar mais prêmios e, quem sabe, trazer o Bolt para uma parceria, emenda o ex-pescador que sonha – e realiza – alto! O Bolt que ele fala é aquele mesmo: Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo!

Coxinha creme de camarão: D E L I C I O S A e a preço justo!

De pescador a empreendedor com uma mãozinha do Google!
Concentração de moradores e concentração de negócios são os principais critérios para efetuar o mapeamento. Impressiona! Até hoje, segundo informações fornecidas pelo Google, o projeto formou 120 “mapeadores”, todos das comunidades que já foram colocadas no mapa! Parece que está dando certo. Ao menos para o David, já deu!

Méta-decoração: favela estilizada decora o Bar do David

Um “chef made” in Chapéu Mangueira!
– “E qual preço do seu prato chefe, digo, seu carro chefe? Custa R$ 39,90 responde de bate pronto nosso gourmet do Chapéu Mangueira! Considerando que o prato principal do buteco é uma belíssima feijoada de frutos do mar, vale! Eu, fã que sou de peixes, crustáceos e outras criaturas que nadam por mares e rios, aprovei! Sabor e preço justos! De quebra, você leva, “de grátis”, cidadania!. Ok Google?

Feijoada de frutos do mar com feijão branco!

Jornalistas e equipe do Google: confraternização olímpica!

Os Jornalistas Paulo Panayotis(Infomoney e OQVPM) Renata Ceribelli(Fantástico/Globo) com Flavia Seckles(Google) e Todd Benson(Google)

Continua depois da publicidade

O jornalista viajou para o Rio de Janeiro a convite do Google onde foi conhecer as novidades para as Olimpíadas do Rio 2016