Atenção solteiras e solteiros: há hoje no Brasil 168 mil milionários!

O que é luxo para você? Um campo cheio de girassóis? Passear de bicicleta pelas colinas da Toscana? Talvez ter tempo suficiente para ir para onde quiser? Tomar café da manhã na hora em que acordar? Degustar um super tinto? Ou ter um jato particular disponível para ir comer ostras em Nova York?

Paulo Panayotis

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Luxuosas e poderosas!

Estas são algumas das perguntas que tentamos responder com a ajuda de três mulheres luxuosas e experts no assunto.Na última terça-feira, 5 de abril, eu recebi a jornalista Joyce Pascowitch e as empresárias especializadas em alto luxo Lucita Costa e Danielle Roman para um encontro no centro cultural Unibes, em São Paulo.A Joyce dispensa apresentações, tanto como empresária como jornalista e colunista de alto luxo. A Lucita Costa, da X-Mart, é a empresária responsável por trazer ao Brasil a prestigiada rede Mandarin Oriental. Quem já se hospedou em um de seus hotéis espalhados pelo mundo sabe do que estou falando.Já a Danielle Roman, VP da Interemarican network, além de viajante inveterada, faz parte de uma família cujo DNA está impresso no turismo brasileiro.


Destino de luxo dos sonhos: girassóis na Toscana | Crédito: Paulo Panayotis

Continua depois da publicidade


Joyce Pascowitch, Daniele Roman e Lucita Costa | Crédito: Paulo Panayotis


Lucita Costa da X-Mart consultoria e markteging em turismo | Crédito: Paulo Panayotis

Luxo: conceito abstrato que prescinde do dinheiro?

Continua depois da publicidade

Praticamente todos concordamos que luxo é mais do que simplesmente ter dinheiro para ir onde quiser e na hora em que bem entender. “Luxo é um conceito abstrato que mudou muito nos últimos anos, afirma Lucita. Antes, sair do Brasil e se hospedar no “Hilton” por exemplo, era considerado luxo. Hoje, luxo é a experiência, o que se traz da viagem não nas malas, mas na alma”. Concordo com ela.


Danielle Roman, VP da Interamerican Network | Crédito: Paulo Panayotis

Mesmo assim, luxo sempre estará ligado a dinheiro

Continua depois da publicidade

Atenção solteiras solteiros: há hoje no Brasil 168 mil milionários! Até o ano 2020 serão mais de 220 mil! Desta forma, o turismo de luxo é responsável por 25% de toda a renda gerada no turismo mundial mas representa apenas 3% do movimento de todos os turistas. Mais? Vai lá: o gasto médio de um viajante de luxo é oito vezes maior que um turista comum! “O mundo mudou, a industria do turismo tem que mudar também, afirma Danielle. Por isso buscamos sempre a qualificação de nossos clientes, sejam agências de turismo, cias aéreas ou o trade turístico, completa ela”. O primeiro mundo já sabe disto há muito, muito tempo cara Danielle!


Luxo é estar bem consigo mesma, Joyce Pascowitch | Crédito: Paulo Panayotis

Mesmo assim, ainda é possível ser um luxo sem dinheiro?

Continua depois da publicidade

Acho que sim. Pelo menos assim pensa um rapaz que encontrei certa vez na Espanha, terminando a peregrinação pelo caminho Santiago de Compostela( 700 quilômetros de peregrinação religiosa a pé!). O que achou? perguntei ao esbaforido peregrino. Foi a coisa mais luxuosa que já fiz em toda a minha vida, respondeu ele de bate pronto!

Então tá!

Seguramente ele falava sobre o luxuoso conforto da alma!!! E o que vai em sua alma? O que é luxo para você Joyce Pascowitch?fiz a pergunta meio de meio de surpresa. Afinal de contas Joyce já esteve em quase todos os lugares e experimentou quase todas as divinas tentações do luxo.”Para mim luxo é estar em um lugar confortável, calmo, comigo mesma.E, se possível, completa ela, na companhia dos amigos queridos. Quer luxo maior do que este???

Continua depois da publicidade


O jornalista Paulo Panayotis recebe suas convidadas no Ciclo de Turismo do Projeto “Janela para o conhecimento” by O Que Vi Pelo Mundo no Unibes Cultural, SP | Crédito: Paulo Panayotis


Paulo Panayotis, Lucita Costa, Joyce Pascowitch, Danielle Roman e Bruno Assami, Diretor Geral Unibes Cultural: luxo é fazer o bem, sempre! | Crédito: Paulo Panayotis