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As vendas de veículos no primeiro quadrimestre deste ano tiveram queda de 1,7%. Neste ano, tivemos 612 mil carros vendidos contra 623 mil sobre igual período do ano passado.
Graficamente, estamos entrando na famosa barriga “U”. Ou seja, parece que estamos “F-I-N-A-L-M-E-N-T-E” no fundo do poço. E, se na economia não ocorrer nenhuma TEMERidade, pode-se (os mais otimistas) começar a se pensar em um crescimento no mercado ainda neste ano. Algo bem marginal, do tipo: 0,00000000000001%.
Apesar das quedas nas vendas, existem aqui alguns pontos interessantes: alguns nichos de mercado, como o de SUVs, fecharam o quadrimestre com crescimento de quase 20%. Da mesma forma que as Picapes Grandes, que tiveram evolução de 11,3%.
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O resumo deste ano, pode ser melhor explicado assim:
Mas você sabe o que é mais legal de tudo, amiguinhos? Que, se eu vendo mais SUVs e mais Picapes Grandes; eu (indústria) estou faturando mais!
Quanto foi o faturamento do setor (monitoramos 17 marcas que é mais de 98% do mercado)?
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Neste ano, tivemos o total de R$ 37,10 bilhões em carros vendidos contra R$ 34,19 bilhões no ano passado. Ou seja, neste ano, eu consegui vender quase R$ 3 bilhões a mais do que no mesmo período do ano passado.
Lógico que temos algumas marcas que estão indo de braçada, como o pessoal da JEEP que, com o sucesso absoluto do seu “carrinho”, o Compass, viu o seu faturamento saltar de R$ 1,525 bilhão para R$ 2,612 bilhões neste quadrimestre. Alta de 71,3%. Da mesma forma que a Nissan com o sucesso do seu Kciks viu o seu faturamento aumentar quase 75% vendendo neste ano mais de R$ 1,6 bilhão.
E, aqui, as montadoras estão trabalhando com o conceito de vender menos, mas melhor (ou mais caro, como você preferir).
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O mercado de Hatch Pequeno (Onix; HB20; GOL) representa quase 41% de tudo que foi vendido. Mas no total do que foi faturado, ele não chegar nem a 29%. Já os SUVs, que são 18% do total de carros vendidos, representam mais de 1/4 do faturamento. A tabela abaixo mostra qual é a participação de cada subsegmento no total das vendas e do faturamento.
FATURAMENTO | VENDAS | |
HATCH PEQUENO | 28,73% | 40,45% |
SUV | 26,74% | 18,30% |
SEDAN PEQUENO | 11,77% | 12,64% |
PICAPE GRANDE | 11,90% | 7,73% |
OUTROS | 20,88% | 20,87% |
E o que isso quer dizer? Que o carro médio do brasileiro está mais caro!
1º QUADRIMESTRE | 2016 | 2017 | V% |
HATCH PEQUENO | R$ 39.081 | R$ 43.285 | 10,76% |
SUV | R$ 83.700 | R$ 89.036 | 6,38% |
SEDAN PEQUENO | R$ 52.399 | R$ 56.712 | 8,23% |
PICAPE GRANDE | R$ 92.754 | R$ 93.738 | 1,06% |
OUTROS | R$ 61.612 | R$ 69.500 | 12,80% |
MÉDIA | R$ 56.593 | R$ 62.551 | 10,53% |
A indústria está dando os seus pulos e tentando se virar. E com acréscimo de R$ 3 bilhões, tá se virando BEM!
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