5 segredos de marketing de conteúdo

Conteúdo é a nova moeda da era digital, oferecendo a melhor e mais eficaz forma de atingir e interagir com o seu público.

Neil Patel

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Conteúdo é a nova moeda da era digital, oferecendo a melhor e mais eficaz forma de atingir e interagir com o seu público.

Repetidamente, eu me percebo dizendo aos clientes “O conteúdo é um rei”, e embora eu tenha recebido uma porcentagem de pessoas que afirmam que o conteúdo é tudo um zumbido e nenhuma substância, os números não mentem: marketing de conteúdo funciona, mas somente se você fizer isso certo.

Neste guia, eu compilei uma lista de abordagens “secretas” para o marketing de conteúdo utilizado pelos melhores profissionais de marketing de grande sucesso. Alguns deles são tão simples, que você provavelmente vai se perguntar por que você nunca pensou neles em primeiro lugar.

1. Comece com uma manchete incrível

Se há uma coisa que os grandes textos tem em comum, é que todos eles começam com um título formidável. Se você pensar sobre isso, é fácil perceber o porquê. Quando as pessoas pegam um livro ou se deparam com um post compartilhado no Facebook, o que lhes dá uma ideia se ele é bom e se vale a pena ler?

Está certo: A manchete.

Interesse e compartilhamento: Um bom título tem a capacidade de despertar o interesse do leitor, obrigando-o a ir além no texto, o que encoraja os usuários de mídias sociais a compartilhar o conteúdo.

Atraindo leitores: A atenção das pessoas na internet é curta, portanto, usando o seu conteúdo para gerar interesse pode ser um verdadeiro desafio. Você pode usar manchetes “clickbait” (“iscas de cliques”, em tradução literal) para despertar a curiosidade do leitor para que eles queiram clicar no seu site. Contudo, manchetes “clickbait ” irão falhar se eles não entregarem o que o leitor espera.

A anatomia de uma grande manchete

Você pode ter visto um formidável guia do CMI (“Instituto de Marketing de conteúdo”, em tradução literal) sobre os elementos de uma grande manchete, começando com o mais básico: dar as respostas.

Um título eficaz tem de ser alinhado com os interesses e as necessidades dos seus leitores. Ele deve responder às questões fundamentais:

Sobre o que é isso?

Por que isso é importante?

Por que eu deveria ler isso?

Manchetes devem começar com estas questões em mente em primeiro lugar. Todo o resto deve seguir este princípio básico. 

 

2. Não subestime o poder da imagem

Em um dos seus estudos mais antigos, 3M afirma que 90% dos dados tratados pelo cérebro é visual. O cérebro também processa supostamente imagens 60.000 vezes mais rápido do que o texto.

O pessoal por meio da HubSpot tem juntado uma variedade de estatísticas interessantes sobre por que você deveria incluir o conteúdo visual na sua estratégia de marketing.

1. 40 por cento dos usuários da Internet mostram uma melhor resposta para efeitos visuais em vez de texto simples

2. 46,1 por cento consideram web design como o principal critério para um site de uma empresa credível

3. Infográficos produzem um aumento do tráfego médio de 12 por cento em comparação com outras formas de conteúdo

4. O conteúdo do vídeo é 3 vezes mais inbound links (é um link proveniente de outro site para o seu próprio site) em comparação com o texto simples

5. Posts no Facebook com fotos geram a maioria de likes, comentários e compartilhamentos em relação a links, texto simples e vídeo

Abaixo estão alguns exemplos de como usar imagens em seu conteúdo:

Use legendas na imagem para mostrar as principais conclusões: Legendas de fotos alavancam o poder de uma imagem, prendendo a atenção das pessoas, e enviando uma mensagem rapidamente. De acordo com a Kissmetrics, “As legendas sob as imagens são lidas, em média, 300 por cento mais do que a própria parte textual…”

Use a beleza para tornar o seu conteúdo mais envolvente – Outra coisa que você pode fazer com o seu conteúdo visual para fazê-lo se destacar é tocar no desejo natural das pessoas para a fofura.

Um estudo da California State University  (Universidade do Estado da Califórnia) mostrou que fotos de bebês aumentaram as taxas de atividade em até 88 por cento, enquanto as imagens de animais bonitos gerou uma taxa de resposta de aumento de 42 por cento.

Agora, tirar proveito de uma imagem de um bebê bonito ou animal pode parecer como uma tática sem vergonha, mas é tudo sobre a execução. Por exemplo, bebês e água potável têm nada a ver um com o outro, mas o anúncio da Evian com bebês dançando gerou mais de 122,000,000 visualizações no YouTube.

Da mesma forma, o anúncio “Lost Dog”  da Budweiser no Super Bowl  chegou ao topo do “USA Today’s Ad Meter” (é uma pesquisa anual feita de comerciais de televisão pela USA Today) pelo segundo ano consecutivo.

Use Infográficos: NeoMam Studios e HubSpot revelam as razões por trás de por que infográficos são tão bem sucedidos com – você adivinhou – mais infográficos. Mais uma vez, infográficos apelam para a inclinação natural das pessoas para as imagens, oferecendo uma visualização de informações ou ideias de uma maneira simples, mas terrivelmente eficaz.

Se você estiver com um orçamento, você pode usar sites como Venngage para fazer infográficos usando modelos gratuitos.


3. Faça da postagem o coração da sua estratégia de conteúdo de marketing

Postar é a forma mais barata e mais básica de marketing de conteúdo, e mesmo que esteja por perto desde os dias da Web 1.0, ele ainda está aqui por um bom motivo: ele funciona. 

Embora existam muitos tipos de conteúdo que você pode incluir em sua estratégia de marketing de conteúdo, postar ainda é o pilar de tudo. Eu tive muitos empresários me dizendo que eles realmente não precisam de um blog como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, e que é melhor  apenas postar atualizações em seus canais de mídia sociais.

 

4. Crie conteúdo em uma base consistente

“Blog desde cedo, blog frequentemente.”

A beleza da postagem também reside na sua capacidade de permitir que você publique conteúdo frequentemente. No entanto, eu não recomendaria a publicação de um post no blog todos os dias. Tecnicamente, não há mal nenhum em fazê-lo diariamente, mas a maioria das empresas tendem a entrar no território dos rendimentos decrescentes dessa forma, especialmente quando você compara o envolvimento do público entre as taxas de publicação entre blogs importantes e blogs normais.

Um estudo da Moz sobre frequência de postagens mostra que, enquanto dobrando as taxas de publicação em seu blog levou a um aumento do tráfego em comparação com a sua taxa de referência de 10 blog posts semanais (1 por dia de semana), o aumento marginal em série era apenas 2,9 por cento.

Além disso, o engajamento do conteúdo da Moz (gostos e comentários) caiu apenas uma pequena porcentagem quando a taxa de publicação normal foi reduzida a 1 post todos os dias. De fato, o envolvimento do público caiu quando a frequência de post aumentou, mostrando que os usuários só podem ter tanto conteúdo antes deles pederem o interesse.

Simplificando, os recursos adicionais necessários para produzir mais conteúdo pode não valer a pena pelos pequenos ganhos no tráfego. A dor não vale a pena pelo ganho.

Embora postagens consistentes é importante, tanto para fins de SEO (“Search Engine Optimization”, conhecido como otimização de sites, em português) e engajamento do público, a melhor abordagem é o foco na qualidade em vez de quantidade, o que me leva ao meu próximo ponto …

 

5. Concentre-se em conteúdo maior (para Blogs)

Um estudo da Buffer.com sobre o tamanho ideal de conteúdo de texto online mostra que posts mais longos e artigos, muitas vezes tendem a mostrar melhores resultados em termos de tráfego, desempenho de SEO e conversões. O relatório mostra o comprimento ideal para posts do blog é de 1600 palavras, com 74 por cento dos usuários lendo posts de blog com menos de 3 minutos de duração, e 94 por cento dos usuários lendo mensagens de blog com menos de 6 minutos de duração.

Conteúdo substancial leva tempo, investigação e conhecimento para se construir, que é o que aumenta o seu valor para os leitores e ajuda a estabelecer sua marca como experiente e confiável. Também aumenta a “geração de lead” (termo de marketing usado, muitas vezes, em marketing de conteúdo, para descrever o registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço) e taxas de conversão.

O ponto é: focar na criação de conteúdo aprodundado de alta qualidade de conteúdo apronfundado que apenas não respondam o quê, onde e quando, mas também as oerguntas de por que e o como dos seus leitores.

Conclusão

Como mencionei anteriormente neste guia, o conteúdo é o meio mais eficaz para se conectar com seu público, seja em mídia social, o seu blog, ou através de conteúdo útil, tais como estudos de caso, comunicados da imprensa ou comunicados do governo. Em última análise, o conteúdo é o que empurra um leitor comum para ir ao seu site e se converter em um cliente ou potencial cliente, por isso só faz sentido investir em marketing de conteúdo.

Se isso acontecer, esses segredos de conteúdo de marketing enfatizam a importância de planejar a sua estratégia de conteúdo de marketing e abordagem.

Além de implementar esses métodos, também é importante medir, analisar e ajustar o seu conteúdo de acordo com o desempenho. Implantação é apenas metade da equação – não se esqueça de monitorar o desempenho do seu conteúdo publicado trazendo a chave da campanha dos indicadores de desempenho do seu marketing de conteúdo.

Você tem alguma coisa a acrescentar a esta lista de segredos de marketing de conteúdo?