Como e onde investir o 13° salário?

Investir o montante do 13º salário, assim como o valor de qualquer outra renda extra, é a atitude mais assertiva a ser tomada neste final de ano. Quando há planejamento e controle das finanças, mesmo com o aumento de gastos típico do período, há liberdade no orçamento para investir. Se você deseja, mas não tem condições […]

Reinaldo Domingos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Investir o montante do 13º salário, assim como o valor de qualquer outra renda extra, é a atitude mais assertiva a ser tomada neste final de ano. Quando há planejamento e controle das finanças, mesmo com o aumento de gastos típico do período, há liberdade no orçamento para investir.

Se você deseja, mas não tem condições de aplicar todo o seu 13º, considere essa como uma oportunidade para rever seu orçamento e se educar financeiramente para não depender de rendas extras para pagar dívidas ou consumir. Despesas assim devem ser consideradas com antecedência e fazer parte do planejamento. Neste momento, procure se organizar para conseguir investir pelo menos parte do 13º.

Vejo que a principal dúvida das pessoas costuma ser em qual fundo aplicar o valor. A variedade de ativos é grande, o que pode gerar insegurança; mas quando se sabe planejar as decisões, é comum atingir os objetivos.

Continua depois da publicidade

Para tomar essa decisão, considere o prazo em que deseja realizar seus sonhos, ou seja, se eles são de curto, médio ou longo prazo. Ter um objetivo atrelado ao investimento é muito importante e evita o risco de usar o valor de forma não planejada.

Além disso, é preciso diversificar os ativos de acordo com o seu perfil. Abaixo, coloco algumas orientações para os conservadores, diversificados e também para os mais agressivos.

 

Continua depois da publicidade

Conservador

Se você preza pela segurança do seu patrimônio em primeiro lugar, não se preocupando em “perder dinheiro” se para isso for necessário correr riscos, o ideal é que você aplique seu 13º em modalidades de renda fixa, nas quais você conhecerá o retorno na hora em que for investir.

O ideal é dar preferência para as modalidades isentas de retenção de Imposto de Renda, como as Letras de Crédito. Os valores investidos em LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), desde que sejam menores de R$ 250 mil, são assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito. Se for investir mais do que isso, diversifique, sempre considerando o prazo de seu sonho.

Continua depois da publicidade

Para investir o 13º salário, também são indicados títulos do tesouro direto, CDBs (Certificados de Depósito Bancário), RDBs (Recibos de Depósitos Bancários) e a previdência privada – esta em especial para sonhos de longo prazo, como a aposentadoria sustentável.

Diversificado

Se você prefere que a maior parte do seu patrimônio esteja protegido, mas gosta de arriscar e aproveitar as oportunidades para ganhar mais dinheiro, oriento que invista a entre 90% do seu 13º terceiro em fundos que ofereçam maior segurança, como LCI, LCA, títulos do tesouro direto, CDB, RDB, Fundos Referenciados DI e previdência privada, sempre considerando quando você deseja conquistar o objetivo atrelado a esse valor.

Continua depois da publicidade

Quanto aos demais 10%, oriento que arrisque em modalidades mais versáteis, como títulos pós-fixados e até mesmo fundos de investimentos. Não considere que a realização de algum de seus sonhos vá depender desse valor, pelo contrário. Apenas quando obtiver lucro, junte aos demais rendimentos e adiante a realização de um de seus sonhos.

Agressivo

Mesmo para quem tem o perfil mais agressivo no que diz respeito a finanças, sempre oriento manter a maior parte do patrimônio aplicada em modalidades seguras e diversas. O mesmo se aplica ao uso do 13º salário. O ideal é investir a maior parte desta renda extra na realização de seus sonhos e na criação de uma reserva financeira para imprevistos.

Continua depois da publicidade

A menor parte desse montante pode ser explorada, mas oriento que além de ler bastante e conversar com pessoas que já investem, você procure orientações e suporte de um especialista para te acompanhar no início, mostrando as técnicas. Muitos investidores iniciantes comentem o erro de acreditar cegamente no autodidatismo, portanto comece devagar, com uma corretora de confiança, e depois alce voos sozinho(a).

Procure conhecer fundos de investimentos e o mercado de ações como um todo, sempre tendo em mente que quanto maior a promessa de ganhos, maiores são os riscos, e que mesmo investindo em ativos arrojados, você pode agir de forma mais conservadora ou agressiva. E não se esqueça, a maior vantagem que você pode ter com a sua performance é a de realizar seus sonhos constantemente. 

Autor avatar
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.