Publicidade
Reunir um conselho consultivo para avaliar o que está sendo feito, trazendo feedbacks brutalmente sinceros, é uma decisão que todo gestor de uma empresa com crescimento acelerado, como a V4 Company, deveria tomar.
Afinal, é no Advisory Board que os membros do conselho trazem suas perspectivas sobre o negócio, além de críticas sobre os caminhos que a empresa está trilhando e direcionamento para assegurar o futuro da companhia.
Mas como montar esse conselho? Quais as vantagens que ele traz de fato para o negócio? Quanto custa contar com as pessoas certas? Vamos entender tudo isso.
Continua depois da publicidade
Mas o que é o conselho consultivo?
Em resumo, podemos definir o Advisory Board como uma comissão externa de aconselhamento. Ou seja, uma orientação de referências da área, que não fazem parte da empresa, mas que podem propor e validar ideias e ações com as lideranças de um negócio.
O que é necessário para montar seu advisory board?
Primeiramente, é necessário saber exatamente quais são as áreas que o seu negócio está inserido, ou seja, entender de fato as frentes possíveis de atuação, sua expansão e, ainda, grandes players do mercado de comunicação.
Com isso, é possível buscar pessoas que sejam experts nas suas áreas. Afinal, é necessário encontrar os conselheiros certos para o seu negócio e, logicamente, pagar por eles.
Continua depois da publicidade
Um executivo de uma grande empresa vai cobrar de R$ 5 mil a R$ 10 mil, sendo um investimento extremamente necessário para quem busca escalar de forma rápida e sustentável.
Quais as vantagens esse conselho traz para o negócio?
A principal vantagem está em trazer maior maturidade e qualidade para o trabalho da organização, conquistando isso por meio de pessoas que talvez você não tenha acesso para contratação no mercado.
Esse executivo consegue trazer, por meio do seu conhecimento e experiência, ideias e ações que façam sentido para o negócio. Assim, a partir disso, é possível investir mais assertivamente nos players certos para executar esse trabalho, garantindo um gasto muito menor do que contratar o próprio executivo para sua equipe.
Continua depois da publicidade
A partir disso, é possível entender as expertises necessárias para contratar os players certos para sua empresa, garantindo assim um investimento em pessoas muito mais assertivo e focado em resultados.
O que inspirou o Advisory Board da V4 Company?
Mas de onde surgiu toda essa ideia? Bom, no caso da V4 Company, o Advisory Board surgiu da leitura “Criatividade S.A.”, de Edwin Catmull e Amy Wallace, o qual eu recomendo fortemente a leitura.
Na bibliografia, os autores contam sobre um conselho criativo criado dentro da Disney para opinar a respeito dos filmes e suas produções antes do lançamento. Ou seja, uma comissão responsável em analisar tudo que foi feito, pensar em mudanças e planejar resultados futuros.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, literalmente expondo uma realidade, com planos e problemas, buscando por erros que talvez os produtores não pudessem enxergar. Para assim, a partir disso, evitar qualquer tipo de problema e mirar sempre em uma maior assertividade.
E é exatamente isso que a V4 busca fazer por meio do Advisory Board, e que todas as empresas devem fazer: estar preparado para conhecer uma realidade diferente daquela que está na sua cabeça.
E aí, você teria coragem de expor seus defeitos e problemas para salvar seu negócio? Ou você está preso na armadilha do ego?
You must be logged in to post a comment.