Publicidade
Você é daqueles que nem pisa mais em agências de banco? Em 2012 39% das transações bancárias foram feitas via internet, celular ou tablet. Apesar disso as agências continuam abarrotadas de clientes e os bancos seguem expandindo a rede de atendimento, especialmente nas regiões norte e nordeste do país e, para tanto, demandam imóveis bens localizados para instalar as agências. Eis mais uma oportunidade de negócio para os FII.
Já existem 5 fundos que alugam ou vão alugar agências para os bancos Santander, Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Alguns já estão funcionando plenamente enquanto outros ainda estão construindo ou reformando os imóveis que serão ocupados pelos bancos.
O que esperar de um FII que invista em agências bancárias
Continua depois da publicidade
Os fundos que estão construindo ou reformando agências ainda são pré operacionais, os rendimentos são irregulares ou inexistentes e crescerão a medida que os imóveis sejam entregues aos locatários e passem a gerar renda.
Os fundos que estão com todos os imóveis prontos e locados distribuem rendimentos regulares e previsíveis, pois são celebrados contratos de locação de “construção ajustada”, com prazo de 10 anos, o valor do aluguel é reajustado anualmente por um índice de preços como IPCA ou IGP-M e não é permitida a revisão do valor do aluguel. Caso o locatário queira encerrar um contrato antes do fim terá que pagar multa equivalente a todos os aluguéis vincendos, ou seja, se no terceiro ano um banco quiser devolver uma agência ao fundo, terá que pagar à vista os alugueis dos sete anos que restariam até o término do contrato.
Riscos e vantagens
Continua depois da publicidade
Os fundos operacionais oferecem menos risco, pois a possibilidade de um banco de grande porte atrasar o pagamento dos aluguéis é baixa e a multa contratual garante que os rendimentos continuem sendo pagos mesmo que os imóveis fiquem vagos.
Uma característica é ambígua: como não é permitida a revisão do valor principal do aluguel, com o passar dos anos, o preço pode ficar defasado face aos praticados no mercado, ou ainda, muito acima da média.
Quem investe nos fundos pré operacionais está correndo todo o risco de execução das obras, que podem atrasar, custar mais caro do que o planejado ou até, em casos mais extremos, serem embargadas.
Continua depois da publicidade
O que impacta preços
Como os rendimentos são estáveis, os movimentos da taxa Selic podem influenciar fortemente o preço das cotas. Em caso de alta da taxa Selic as cotas tendem a cair e vice-versa. Mas o Banco Central aumenta a Selic principalmente quando a inflação está alta e os contratos de aluguel são reajustados pelos índices de inflação, portanto o impacto da Selic não deve ser inteiramente descontado no preço das cotas.
Fique de olho
Continua depois da publicidade
Os contratos de aluguel costumam ter cláusulas bem específicas, leia sempre o prospecto do fundo para conhecer todos os detalhes. Acompanhe também os relatórios do administrador sobre o andamento das obras e previsão de início de geração de renda dos imóveis.