Mais um dia na vida sem usar a fórmula de Bhaskara

Aproveitando o tema adivinhatório e de assuntos que esquecemos rapidamente, o artigo de hoje é um pequeno alerta, já que a temporada de previsões para 2019 está aberta

Glenda Ferreira

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Esses dias vi o meme que dá o título do artigo de hoje e pensei comigo: há tanta coisa que vemos por aí (desde aprendizados a projeções que fazemos) e que perdem a sua utilização tão rapidamente, que logo esquecemos o que era.

Aí, neste devaneio, fui pesquisar mais sobre a vida do próprio Bhaskara. Você sabia que ele viveu em meados de 1150 e era de uma família de astrólogos indianos tradicionais? Ele acabou optando por seguir a tradição familiar, dedicando-se à Matemática e à Astronomia (que dá suporte à Astrologia).

No mínimo curioso, não é?

Continua depois da publicidade

Aproveitando o tema adivinhatório e de assuntos que esquecemos rapidamente, o artigo de hoje é um pequeno alerta, já que a temporada de previsões para 2019 está aberta. A cada hora um analista dá um palpite, um chute no escuro com convicção ou tira um número mágico da cartola para o próximo ano.

E quer saber a verdade? Você não precisa planilhar ou acreditar nesses valores: o melhor é até que nem tente acompanhar, porque a cada dia verá uma nova revisão dos números e expectativas – aí toda a falada adivinhação para o ano que vem é perdida rapidamente da mesma forma que esquecemos todas as fórmulas de física decoradas.

Você acha que vale a ansiedade em seguir o sobe e desce de revisões?

Continua depois da publicidade

Eu já até ouvi falar que alguns economistas acreditam em um novo corte de nossa taxa básica de juros, a Selic.

Para mim, não faz o menor sentido. A taxa já está em sua mínima histórica e um corte de 0,25 ponto percentual não é o estímulo que falta para a economia brasileira retomar o seu crescimento com mais força.

Mas o tema gera discussões calorosas e, se por acaso isso acontecer, quem comentou sobre o fato se torna o próximo gênio da economia.

Continua depois da publicidade

Então, no que você deve focar? O interessante para você, investidor, é ter uma noção geral, um panorama do que está acontecendo.

Quando você sai para jantar fora, a média dos restaurantes é de lotação ou os estabelecimentos estão vazios?

O prédio que você trabalha na região da Berrini tem muita área para locação? E o prédio que você mora, como está o preço dos apartamentos e aluguéis?

Continua depois da publicidade

Essas percepções do dia a dia podem dizer muito mais do que aquele número projetado para o PIB em 2020.

Se você vê que a conjuntura aponta para um crescimento do país, vale mais do que acertar qual será exatamente este valor. Porque a partir de suas percepções do mundo real, você conseguirá ter o primeiro discernimento do que vai bem no próximo ano e o que vai mal.

No final do dia, o importante é que você e seus investimentos tenham um bom retorno e que você coloque dinheiro no bolso. Não é isso?

Continua depois da publicidade

Portanto, segue algumas dicas do que é interessante você concentrar o seu foco:

Invista na Bolsa com taxa ZERO para corretagem de ações: abra uma conta gratuita na Clear!

Com apenas estas diretrizes e não esquecendo de aprender a cada dia sobre os produtos financeiros onde que pretende investir, não será preciso saber a fórmula de Bhaskara de cor ou qualquer outra projeção sem aplicação na prática, para se dar bem no mundo dos investimentos.