Andando pela Lua

Trazendo para o nosso mundo dos investimentos, o maior passo que você pode dar é, justamente ao COMEÇAR

Glenda Ferreira

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O artigo de hoje tem trilha sonora. Para começar, dê um play em “Walking On The Moon”, do The Police, ou em uma versão mais recente com um toque voltado ao R&B/ soul, do grupo Roseaux com participação de Aloe Blacc.

Não estou com a cabeça na Lua, mas a inspiração lunar foi endossada com o lançamento no cinema do filme “O Primeiro Homem”, estrelado por Ryan Gosling. O tanto que eu ouvir falar sobre a Lua na última semana não foi brincadeira, então o tema estava pedindo para aparecer por aqui.

O filme relata a jornada do norte-americano Neil Armstrong para se tornar o primeiro homem a pisar na Lua. Adianto (lá vem o spoiler) que não foi nada fácil, com muito sacrifício, em especial na vida pessoal. Além disso, foram diversos desafios profissionais com risco de morte a todo momento e uma agonia claustrofóbica (que até você sentirá) dentro de seu uniforme para, finalmente, chegar lá.

Continua depois da publicidade

Puxando a minha sardinha para o que eu sei mesmo falar, nos investimentos não é diferente, não é mesmo?

O começo pode parecer desafiador demais, com cada novo produto financeiro aparentando incluir a ida a uma nova faculdade para ser entendido. E o vaivém dos mercados, então? Mais parece uma montanha-russa desgovernada. Muito complicado para participar, você pode até pensar.

Nesses momentos, parece que falta um bom diretor para dirigir brilhantemente cada cena – da mesma forma que de fato acontece no filme.

Continua depois da publicidade

Sinceramente, até pode ser assim. Mas nada que alguns ajustes ao longo do caminho não te levem ao sucesso. Se no filme a ausência de músicas dá o tom, eu tomo a liberdade de adicionar trechos do clássico do The Police listados por estrofe para ilustrar nossa caminhada como investidor.

“Giant steps are what you take

Walking on the moon

Continua depois da publicidade

I hope my legs don’t break

Walking on the moon

We could walk forever

Continua depois da publicidade

Walking on the moon

We could live together

Walking on, walking on the moon”

Continua depois da publicidade

Giant steps are what you take”. Passos gigantes são aqueles que você dá. Trazendo para o nosso mundo dos investimentos, o maior passo que você pode dar é, justamente ao COMEÇAR.

Não importa com quanto, mas o passo inicial é, sim, decisivo.

Será apenas sentindo o dia a dia como é o potencial para trocar de carro antes do planejado ou como receber dividendos é engordar a sua conta, que você conseguirá manter o ritmo – até mesmo alcançar o ritmo de passos gigantes.

O que nos remete a:

I hope my legs don´t break”.

Eu espero que as minhas pernas não quebrem.

Assim como a vida do Armstrong não foi nada fácil, como investidor você não poderá desistir diante das oscilações que farão parte de sua vida.

Se você pensa que não terá problemas na renda fixa, saiba que até em títulos do Tesouro Direto as variações de preços irão ocorrer. E não é por isso que você irá se desesperar, mesmo porque – estando no caminho certo – suas pernas não quebrarão nessas situações.

We could walk forever”.

Nós poderíamos andar para sempre. Este é, na verdade, um desejo. De que você siga como investidor no decorrer dos meses, anos, décadas…

A melhor estratégia é, sem dúvidas, já separar o valor que pretende investir. Já que sabemos que contar com o dinheiro que irá sobrar lá no final do mês, com tantos imprevistos que podem acontecer, beira o impossível.

Por isso, para ser um investidor constante e para sempre, você terá de adotar estratégias.

Walking on the moon”.

Conforme o vocalista e baixista Sting já afirmou, a ideia de andar na Lua não tinha relação com a visita do homem ao satélite natural, mas sim à metáfora de estar apaixonado, com aquela sensação de leveza e de poder andar no ar.

Por mais que os investimentos possam não remeter a tal sentimento de bate-pronto, é preciso lembrar todos os sonhos e realizações que você alcançará a partir de quando tomar a sua iniciativa.

Por mais que sejam ambientes estranhos – a Lua ou o próprio universo dos investimentos -, você encontrará um novo ponto de vista investindo. Inclusive, é a forma que o astronauta descreve o espaço: como olhar o mundo sob uma nova perspectiva.

Portanto, se chegar até a Lua ainda não é possível para nós, meros humanos, os investimentos estão cada vez mais próximos e democráticos. A apenas dois cliques em seu computador.