Salário inicial de R$ 20 mil e 60 vagas: o que já se sabe sobre o concurso público da CVM?

Edital para seleção terá de ser divulgado em até seis meses

Maria Luiza Dourado

Publicidade

O Ministério de Inovação e Gestão do governo Lula autorizou recentemente a criação de um novo concurso público para o preenchimento de 60 vagas de nível superior para o quadro técnico da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Serão 20 novas posições de inspetor e 40 de analistas, ambos têm remuneração inicial mensal de R$ 20.924,80. Quem for aprovado na seleção terá de comprovar formação superior.

A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. No entanto, apesar desse vínculo, é uma entidade com personalidade jurídica e patrimônio próprios, que possui autonomia administrativa. Ela determina as regras gerais para o bom funcionamento do mercado de capitais no Brasil e assegura que essas normas sejam cumpridas pelos participantes desse sistema.

Continua depois da publicidade

Inspetor e analista: o que fazem?

Inspetores atuam na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores.

Já as funções dos analistas variam de acordo com a área do conhecimento do cargo. Exemplo: um analista de Mercado de Capitais desenvolve atividades especializadas necessárias à regulação e à supervisão das entidades sob jurisdição da CVM, elaborando atos normativos, implementando e aperfeiçoando sistemas de registro e acompanhamento e providenciando resposta às reclamações de investidores.

Já um analista de Normas Contábeis e de Auditoria elabora as normas da área, além de manter sistemas de credenciamento de Auditores Independentes, responder consultas técnicas de outras áreas da CVM e do mercado com relação à aplicação de diretrizes.

Continua depois da publicidade

Um analista de Recursos Humanos desenvolve atividades de gestão de pessoas dentro da CVM, como processos seletivos, capacitação, avaliação de desempenho, administração de cargos e salários e benefícios. No último concurso da CVM, em 2010, foram ofertadas vagas para analistas em nove áreas do conhecimento.

Edital do concurso

Segundo a CVM, ainda não há informações adicionais sobre banca, edital, divisões de vagas por especialidades, cidades e nem as datas das provas.

O edital deverá ser publicado em até seis meses. O documento apresentará os detalhes sobre a prova, os requisitos para ocupação das posições, a remuneração e os benefícios. Para participar do concurso, o candidato interessado deverá pagar uma taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi divulgado.

Continua depois da publicidade

A CVM criou uma página na internet que vai concentrar todas as informações sobre o concurso público. Ela pode ser acessada aqui.

João Pedro Nascimento, presidente da CVM, salienta que a abertura das novas vagas na aurtarquia representa um importante passo. “Valorizar a CVM, o Mercado de Capitais e as pessoas que atuam no dia a dia do regulador é dar oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou por meio de comunicado.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.