As 10 palavras mais usadas pelos brasileiros no LinkedIn em 2017

Recrutadores buscam habilidades e experiências acima da posição profissional  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – “Especializado” é, mais uma vez, a palavra do ano no LinkedIn. O termo foi o mais utilizado pelos usuários brasileiros da plataforma ao longo de 2017, mantendo a posição que já ocupava no ano anterior.

A pesquisa é realizada anualmente como forma de conscientizar o usuário de que as palavras-chave são importantes no processo de recrutamento. Segundo o LinkedIn, as buscas por candidatos através da plataforma são normalmente realizadas através das palavras utilizadas no perfil.

“Cada vez mais, recrutadores buscam profissionais por suas habilidades e experiência, e menos pelos nomes de suas posições. A maneira como você se descreve pode abrir muitas portas e oportunidades”, comenta em seu artigo no LinkedIn, Natália Rocha, Gerente de Marketing para as Soluções de Marketing do LinkedIn para a América Latina.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, “palavras não precisam expressar tudo sobre você”, sugere o próprio LinkedIn em suas dicas para tornar um perfil mais atraente aos recrutadores. “Em vez de dizer que você é criativo, por que não mostrar os projetos visuais dos quais você se orgulha? É possível usar vídeos, trabalhos de design e outras imagens gráficas. Lembre-se: em um ambiente muito competitivo e cheio de potenciais candidatos é preciso se destacar da multidão e você só tem de cinco a dez segundos para impressionar um potencial empregador”, resume a rede social. 

Confira as palavras mais utilizadas em 2017 e as correspondentes em 2016: 

2016 2017
Especializado Especializado
Líder Com Experiência
Estratégico Líder
Focado Estratégico
Responsável Qualificado
Com Experiência Especialista
Inovador Focado
Apaixonado Responsável
Criativo Inovador
Excelente Apaixonado

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney