29 universidades de Portugal aceitam Enem; saiba quais são

Acordos interinstitucionais permitem o acesso de estudantes brasileiros às universidades públicas portuguesas

Mariana Zonta d'Ávila

Portugal (Shutterstock)
Portugal (Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Estudar em Portugal tem sido cada vez mais comum entre estudantes brasileiros, ainda mais agora com diversos acordos interinstitucionais que permitem o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer em processos seletivos de ensino superior portugueses. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelos acordos, o projeto amplia a possibilidade de intercâmbio educacional ao oferecer as informações de desempenho dos estudantes de forma simplificada. 

Ao todo são 29 universidades portuguesas públicas conveniadas que usam os resultados do Enem e têm a liberdade para definir a nota de corte, assim como os processos financeiros e acadêmicos para o acesso de brasileiros aos cursos disponíveis. 

Continua depois da publicidade

É válido lembrar, que os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem o financiamento estudantil por parte do governo brasileiro. Além disso, segundo o Inep, a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria. 

Confira, abaixo, a lista completa das universidades conveniadas:

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.