11 coisas para você fazer quando descobrir que seus funcionários te odeiam

Essas atitudes vão melhorar o relacionamento com sua equipe e tornar sua vida mais fácil

Rodolfo Mondoni

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SÃO PAULO – É possível identificar sinais que mostram o que seus funcionários pensam sobre você. Note se eles estão te evitando a todo custo, não conseguem manter o contato visual ou não param de rir quando você chega. Caso isso ocorra, você precisa avaliar o que está fazendo errado.

Claro, que alguns relacionamentos simplesmente não dão certo e nem sempre há um culpado. Mas se mais de um empregado evita você, provavelmente seja a hora de fazer algo para mudar essa situação.

Mas será que é realmente importante que seus funcionários gostem de você? Sim, já que uma má reputação pode diminuir a produtividade, impactar na criatividade e no bem-estar da sua equipe e, consequentemente, atrapalhar os seus negócios.

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Se você tiver certeza de que seus empregados te odeiam, siga essas dicas publicadas pelo site Business Insider, baseada em pesquisas e estratégias de especialistas de renome internacional. 

1. Aborde as questões abertamente com a pessoa ou equipe

Michael Kerr, palestrante do mundo de negócios conhecido internacionalmente e autor do livro “The Humor Advantage”, defende que uma boa estratégia é sentar e conversar abertamente para tentar resolver os conflitos. “Compartilhe informações pessoais e conheça mais sobre a vida deles, suas famílias, metas e sonhos é uma boa forma de construir confiança, quebrar o gelo e barreiras existentes”, afirma.

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2. Comece a elogiar seus funcionários pelo bom trabalho com mais frequência

Uma pesquisa realizada pelo jornal Gallup com 7.200 pessoas apontou que aproximadamente metade delas deixaram seus empregos por causa de problemas com seus chefes. “Reconheça privadamente e até mesmo publicamente os esforços de seus empregados. Isso é uma boa prática para qualquer chefe, mas principalmente para aqueles com problemas de relacionamento com seus subordinados”, afirma Kerr.

3. Conquiste empatia

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Ter inteligência emocional não é apenas sobre ser agradável . É um bom negócio também, explica Lynn Taylor, autora do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job” (Dome o tirano terrível do escritório: como lidar com o comportamento infantil do seu chefe e prosperar no seu trabalho). “Diga bom dia e obrigado, mostre um interesse genuíno em sua equipe. Esse é um bom caminho para se tornar mais acessível e agradável”, ressalta Taylor.

4. Esteja aberto e seja honesto

“Tratar seus funcionários como um confidente, compartilhando informações valiosas, e ser mais aberto e honesto vai certamente ajudar a ganhar alguns aliados no longo prazo”, defende Kerr.

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5. Tenha senso de Humor

O palestrante sugere que você tenha um bom senso de humor. “As pessoas querem ser lideradas por alguém divertido. Mas cuidado para não ser inconveniente. Ria dos seus próprios erros é uma boa maneira de construir confiança e melhor o relacionamento”, defende Kerr.

6. Acolha bem sugestões

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Outra boa forma de melhor um relacionamento conflituoso e pedir a opinião de assuntos importantes de um funcionário que não gosta de você. Para Michael Kerr, dar a essas pessoas uma voz legítima irá ajudá-lo a ver você como um verdadeiro aliado que está preocupado com suas opiniões.

7. Trate todos de forma amigável e sem diferenças

Não eleja favoritos e trate todos com respeito. Mostre que você se preocupa com a pessoa por trás do título. “É um velho clichê porque é verdade. Os funcionários não se importam quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa. Então, trata os de forma consistente, dia após dia, de uma forma que mostre que você se preocupa com a pessoa atrás do título do trabalho”, diz Kerr.

8. Seja consistente

Quando os funcionários conhecem as expectativas, é mais fácil para eles gostarem de você e respeitá-lo. “Todos apreciam chefes que deixam claro quais são seus objetivos, e as consequências caso elas não sejam alcançadas”, diz Lynn Taylor.

9. Tenha cuidado a dar atribuições extras

Alguns chefes são profissionais em motivar sua equipe em um novo projeto. Outros simplesmente dão ordens e falam o que precisa ser feito sem perguntar a opinião de ninguém. Esse tipo de chefe diz eu preciso ao invés de nós precisamos. Mas você irá ganhar mais respeito, quando seus funcionários perceberem que você está disposto a arregaçar as mangas e dar um bom exemplo.

10. Dê a eles feedback

Empregado gostam de feedback, mesmo os ruins. Aproveite o tempo para sentar-se regularmente com seus funcionários e discutir os seus pontos fortes, áreas que podem melhorar, e progredir. Também não deixe de oferecer seu apoio e encorajamento.

11. Reconheça que nem todos vão gostar de você

É importante reconhecer a diferença entre respeito e ser amado. Alguns funcionários não vão gostar de você não importa o quanto você se esforce. Então, concentre-se em conquistar o respeito de todos como uma equipe é algo que você tem muito mais controle. Se eles gostarem de você para além disso, considere isso como um bônus.

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