Publicidade
O WeWork nomeou David Tolley como CEO, mudando seu status temporário para permanente à frente da empresa imobiliária de coworking em dificuldades.
Tolley assume o cargo num momento crucial para a WeWork, que alertou em agosto que tinha “dúvidas substanciais” sobre a sua capacidade de continuar como uma empresa rentável. Em setembro, Tolley disse que a WeWork iria renegociar quase todos os seus aluguéis com os proprietários e planejava sair de locais “impróprios e de baixo desempenho”, em um esforço para cortar custos e evitar a falência.
Tolley substitui Sandeep Mathrani, que deixou o cargo em maio, irritando o mercado com a mudança abrupta na gestão em um momento crítico. As ações da empresa sediada em Nova York caem mais de 95% este ano, devido a preocupações sobre como irá cumprir as suas obrigações financeiras com perdas surpreendentes.
Continua depois da publicidade
Os esforços de reorganização continuarão sob a liderança oficial de Tolley, disse a WeWork em comunicado. “As medidas que estamos tomando agora para atingir nossos objetivos não apenas nos ajudam a alcançar lucratividade e sustentar o crescimento, mas também nos posicionarão para servir melhor nossos membros no longo prazo”, disse Tolley.
A WeWork, que é apoiada pelo SoftBank, passou de uma startup popular, sob o comando do extravagante e carismático cofundador Adam Neumann, a um colapso impressionante após uma tentativa fracassada de uma oferta pública inicial em 2019. A pandemia dizimou a demanda por trabalho comunitário, deixando a empresa com aluguéis caros e muito espaço de escritório vazio. Em 2021, Mathrani abriu o capital da WeWork por meio de uma fusão de cheque em branco no auge do frenesi por empresas de aquisição de propósito específico, ou SPACs.
À medida que a pandemia se arrastava, a WeWork estava convencida de que a mudança para o trabalho remoto e híbrido iria, na verdade, favorecer a empresa, em vez de enfraquecer o seu negócio. Ele imaginou que os empregadores estariam menos inclinados a assinar contratos de arrendamento de longo prazo e, em vez disso, recorreriam aos modelos flexíveis da WeWork.
Continua depois da publicidade
A WeWork parecia estar em uma trajetória mais positiva quando fechou um acordo em março com alguns de seus maiores credores e o SoftBank para reduzir sua carga de dívida em cerca de US$ 1,5 bilhão e estender outros vencimentos. Mas então, em maio, após três anos no cargo, Mathrani repentinamente deixou o cargo para trabalhar na Sycamore Partners, deixando a WeWork sem um substituto permanente.
Em agosto, a empresa disse que mais clientes estavam saindo e menos novos membros estavam se inscrevendo do que o previsto. Essa rotatividade empurrou a taxa de ocupação para baixo no segundo trimestre em comparação com o ano anterior.
No final de junho, a WeWork tinha uma ocupação física de 72%, de acordo com o seu último balanço financeiro.
Continua depois da publicidade
Tolley, que é membro do conselho da WeWork desde fevereiro, atuou anteriormente como diretor financeiro da empresa europeia de satélites Intelsat SA de 2019 a 2022.
© 2023 Bloomberg LP