Publicidade
O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas no mundo. O dado é da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Em 2022, ainda segundo a entidade, a categoria de produtos licenciados faturou R$ 22,1 bilhões por aqui – um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. E boa parte desse montante foi para a Maurício de Sousa Produções, MSP, a empresa criada pelo desenhista em 1959, que possui, hoje, mais de 400 personagens e mais de 4.000 produtos licenciados por mais de 200 empresas no Brasil.
À frente da unidade de negócios responsável por boa parte do faturamento da companhia, está a Mônica Sousa, filha do Maurício e inspiração para a personagem mais famosa do pai. Em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo, que, agora, faz parte do canal IM Business, voltado para o público corporativo, Mônica falou sobre a diversificação dos negócios da MSP e dos desafios para continuar inovando e conquistar as crianças das novas gerações. “‘Estamos perto de grandes licenciadores como Disney e Marvel. Fechamos um novo contrato de licenciamento a cada semana”, diz. “Mas, hoje, o nosso desafio é continuar atraindo o público que tem outros interesses, quer conhecer influenciadores e ser como eles”, afirma.
A dona da rua
Ao longo de sua carreira na área comercial, Mônica tentou esconder a própria origem. “Eu não contava para ninguém que era filho do Maurício. Queria provar que conseguiria sozinha”, afirma. Até a cor vermelha, que realmente era uma das preferidas durante a infância, ficou de lado no guarda-roupa. “Deixei de usar vermelho por causa dos quadrinhos. Achava que se usasse a cor estaria me exibindo, falando: ‘olha aqui, eu sou a Mônica'”.
Continua depois da publicidade
Agora, no aniversário de 60 anos da personagem, ela já fez as pazes com a cor e o nome, e enumera os lançamentos previstos para a empresa. Para 2023, haverá o lançamento do filme Turma da Mônica Jovem: reflexos do medo e uma série com os personagens Milena e Franjinha. Para o ano que vem, estão previstas a estreia do longa que conta a história do personagem Chico Bento e a segunda temporada da série da turma da Mônica. Uma cinebiografia do Maurício de Sousa também está em produção.
A história passada e os próximos passos da MSP estão na entrevista completa, no episódio publicado nesta quarta-feira (16). O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
Continua depois da publicidade
O programa já recebeu nomes como o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.