Publicidade
O IM Business, canal do InfoMoney dedicado ao noticiário de negócios, lança nesta segunda-feira (30) uma categoria especial sobre o agronegócio. A cobertura terá foco nas empresas, mercados e políticas do agronegócio no Brasil e no mundo.
O canal vem para contar as histórias, trajetórias e perspectivas de um setor que respondeu por 24,8% do PIB brasileiro em 2022. Um dos líderes globais na exportação de soja, milho, café, carne bovina, aves, açúcar, papel e celulose, o Brasil tem uma das agriculturas mais desenvolvidas do mundo, fruto de uma cadeia que une desde grandes conglomerados até startups recém-lançadas, passando por universidades que geram pesquisa de ponta na área, além da atuação de todas as esferas de governo.
O potencial do agro já atrai há algum tempo as atenções do mercado financeiro, que nos últimos anos passou a ter um papel muito mais presente no setor, não só com crédito privado, mas também com operações no mercado de capitais. Nos últimos anos, foram lançados diversos instrumentos que ajudam a financiar o desenvolvimento do agronegócio, ao mesmo tempo em que oferecem alternativas de investimento ao público brasileiro, como CRAs ou Fiagros. Ampliou-se também o interesse por empresas do setor que abriram ou que se preparam para abrir seu capital.
Continua depois da publicidade
“A Faria Lima e o agro andam hoje de mãos dadas. Não há como falar da cobertura de negócios no Brasil hoje sem um olhar atento para o agro”, diz Raquel Balarin, diretora de Redação do InfoMoney.
O editor Fernando Lopes e o repórter Alexandre Inacio vão conduzir essa cobertura, que vai contemplar tanto o dia a dia do mercado quanto matérias especiais sobre os principais temas relacionados ao setor. Também será distribuída uma newsletter semanal, com a curadoria das mais importantes notícias do agronegócio. Nas redes sociais, o conteúdo estará disponível nos perfis do IM Business no LinkedIn, X/Twitter e Instagram, além de vídeos no YouTube do canal.
Jornalista com 30 anos de experiência, Fernando Lopes foi editor de agronegócios no Valor Econômico, jornal no qual trabalhou por 23 anos. Já Alexandre Inacio foi repórter e editor de economia e negócios em jornais como o Valor Econômico, O Estado de S.Paulo e Gazeta Mercantil, além de responsável pela comunicação de empresas como a JBS.
Continua depois da publicidade
“O agro é o principal motor da economia brasileira. Só que, quando a gente fala em agro, muita gente acha que falamos de uma coisa só. Mas estamos falando de dezenas de cadeias produtivas muito diferentes entre si. Nossa intenção e compromisso é contar as diversas partes dessa história”, diz o editor Fernando Lopes.
A nova cobertura sobre agronegócios enriquece o conteúdo já oferecido aos leitores do InfoMoney, hoje líder entre os veículos digitais de investimentos, finanças e economia, segundo dados do Similar Web, e o de maior alcance nas redes sociais, segundo a terceira edição da pesquisa Finfluence, da Anbima.