Conteúdo editorial apoiado por

Fitch rebaixa classificação de crédito da Unigel para nível de calote

Classificação de inadimplência da companhia cai de C para RD.

Iuri Santos

Publicidade

A agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings rebaixou a classificação da Unigel. A companhia foi rebaixada da classificação C para a RD (Restricted Default) – na classificação de inadimplência do emissor à longo prazo em moeda estrangeira e local. No rating nacional de longo prazo, a empresa de química caiu de C(bra) para RD(bra).

O relatório da Fitch considera como um dos principais fundamentos para a nota um pagamento de juros ignorado pela Unigel, devido em 2 de outubro de 2023, sobre US$ 530 milhões (RS 2,58 bilhões). “De acordo com as definições de rating da Fitch, a falha da empresa em sanar o atraso no pagamento de juros no prazo de trinta dias após o período de carência original é considerada uma inadimplência restrita”, diz o texto.

Além do mais, a agência afirma que a companhia considera a reestruturação de sua dívida em condições de mercado desafiadoras. Para superar esse momento, os redatores da análise dizem que a empresa deverá adotar medidas como combinação de vendas de ativos, injeção de capital de acionista ou renegociação de contratos de fornecimento de gás.

Continua depois da publicidade

“A contratação da Moelis & Company (Moelis), que tem assessorado diversas empresas na reestruturação de dívidas no Brasil, reduz significativamente a propensão dos credores em fornecer novos financiamentos ao grupo para cobrir as suas necessidades de recursos em 2023 e 2024”, afirma o relatório.

A Fitch também afirma que a Unigel violou o seu compromisso de manter, no segundo trimestre de 2023, sua alavancagem líquida na proporção de 3,5 vezes suas debêntures e chegou a um acordo com os debenturistas para que a dívida não acelerasse. Isso ocorre em meio a um momento de desempenho financeiro fraco do segmento químico e agropecuário (a Unigel é uma importante produtora de fertilizantes nitrogenados),

Segundo a avaliação, um pedido de falência judicial pela empresa de química poderia rebaixá-la para o rating D. Por outro lado, pode pesar positivamente para a empresa, e acarretar em melhora da sua pontuação, uma injeção de liquidez capaz de cobrir passivos de financiamento sem reduzir significativamente os temos expressos nos contratos originais.

Continua depois da publicidade

“A Fitch reavaliará os ratings da Unigel após a conclusão do processo de reestruturação da dívida; as classificações atualizadas refletiriam a nova estrutura de capital e o perfil de crédito da empresa”, diz a nota.